6 grandes benefícios da chlorella para a sua saúde

A ciência vem descobrindo alimentos cujas propriedades benéficas à saúde humana são comumente desconhecidas. Chamados de “alimentos funcionais”, muitas dessas descobertas são consideradas um marco para a medicina alimentar e para a saúde das pessoas. Um desses casos é a chlorella – do grego chloros: verde, e do diminutivo latino ella: pequeno.

Essas plantas “verdinhas” são microalgas unicelulares de água doce, conhecidas por possuírem a maior fonte de clorofila do mundo e por seu alto valor nutritivo e desintoxicante. Embora seja uma novidade para muitos de nós, a chlorella tem sido utilizada como suplemento alimentar há séculos por tribos nativas, mas somente em meados dos anos 40 estudiosos perceberam que a alga poderia ser utilizada perfeitamente na alimentação humana.

Em 1949, a revista Science Newsletter, nas suas edições de janeiro a agosto desse mesmo ano, afirmou que a chlorella poderia se tornar, em pouco tempo, a solução para a fome do mundo, devido à sua alta taxa de proteínas e rápida capacidade de multiplicação.

Quais são os benefícios da chlorella?

Riquíssima em nutrientes, esta substância ajuda a manter o bom funcionamento do cérebro, sendo essencial para a formação das células vermelhas do sangue. Conforme o Instituto Ahau, esse alimento tem 20 vezes mais proteína do que o leite; 14 vezes mais vitamina E do que o fígado; 11 vezes mais vitamina B2 do que o ovo e ainda muitos outros nutrientes.

Se você ficou interessado(a) em saber mais sobre essa “plantinha verde”, continue a leitura e descubra 6 de seus grandes benefícios para a sua saúde.

  1. Detox

O efeito desintoxicante da chlorella é um dos mais mencionados por médicos e pesquisadores ao redor do mundo. Esse alimento tem a capacidade de capturar metais pesados, como alumínio, mercúrio e cádmio, por exemplo, e expulsá-los do corpo. Esses metais, extremamente tóxicos, são responsáveis por afetar várias funções do organismo, como as cerebrais, as sanguíneas, as renais, a digestiva e a reprodutora.

  1. Auxilia na perda de peso

A chlorella auxilia na perda de peso porque acelera o metabolismo e, devido ao alto teor de fibras e nutrientes, ajuda no emagrecimento, fornecendo a sensação de saciedade e evitando o desejo de ingerir alimentos calóricos. Além disso, a sua grande quantidade de fibras auxilia no bom funcionamento do sistema digestivo, eliminando o inchaço muitas vezes causado pela prisão de ventre. Do mesmo modo, graças à função desintoxicante da chlorella, as toxinas são liberadas, favorecendo a eliminação de peso.

  1. Fortalece o sistema imunológico

A chlorella aumenta o trabalho das células NK, que desempenham papel necessário ao sistema imunológico natural. As células chamadas natural killer, ou exterminadoras naturais, têm papel vital no combate a infecções viras e células tumorais. Portanto, ingerida com frequência, a chlorella cria o fortalecimento do sistema de defesa do organismo porque estimula a ação das células NK.

  1. Previne o diabetes

Também conhecida por equilibrar os níveis de açúcar no organismo, reduzindo-os ou aumentando-os, conforme a necessidade, a chlorella é muito indicada para os diabéticos e hipoglicêmicos (aqueles que apresentam baixo nível de açúcar no sangue). Essa alga afeta diretamente a ação da insulina, aumentando a recepção das células ao hormônio e favorecendo o controle da glicemia.

  1. Previne a anemia

            A rica quantidade de ferro que a chlorella possui faz dela uma forte alternativa de combate e prevenção da anemia. Uma vez que os glóbulos vermelhos dependem do ferro para armazenar e transportar oxigênio para todo o corpo, a ingestão de alimentos ferrosos garante o abastecimento de oxigênio aos tecidos, músculos e cérebro.

Além do ferro, a Chlorella possui alta quantidade de vitaminas do complexo B, principalmente a B12, indispensável na formação e regeneração das células vermelhas. Aliadas ao ferro, essas vitaminas fazem desta alga um alimento importante no tratamento e prevenção da anemia.

  1. Favorece o rejuvenescimento

A chlorella diminui o processo oxidativo causado pelos radicais livres, identificou um estudo publicado na revista especializada Clinical Laboratory. Como se sabe, o envelhecimento é relacionado à grande quantidade de radicais livres no organismo, por isso a ingestão de alimentos antioxidantes, como a chlorella, é importante para combater o envelhecimento precoce.

Como encontrar e consumir a chlorella

É possível encontrar a chlorella em pó, em comprimidos ou em cápsulas. Na opção em pó, ela pode ser adicionada a sucos, vitaminas ou a outras receitas líquidas; ela pode ser encontrada em casa de produtos naturais, farmácias ou em lojas afins.

A Macrophytus, enquanto especialista em desenvolvimento de suplementos alimentares, desenvolveu a Clorella em Cápsulas, que, como vimos acima, estimula o sistema imunológico, auxilia no tratamento da obesidade, reduz o colesterol e triglicerídeos, assim como ameniza os distúrbios digestivos e cardiovasculares.

Lembramos que sempre é importante consultar o seu médico para que ele garanta a sua habilitação à ingestão deste e de outros produtos.

Acompanhe o nosso blog e a nossa Página no Facebook para acompanhar frequentemente os nossos conteúdos. Até o próximo post!

Comentários