fbpx

Blog

Vitamina B12: Quais os benefícios?

Pertencente ao complexo B, a vitamina B12 (cujo nome também é cobalamina) integra diversas funções importantes, a começar pelo sistema nervoso, além de atuar diretamente na reparação do nosso DNA, na formação das hemácias e até na prevenção da depressão.

O nutriente foi descoberto na década de 1940, identificada no fígado dos bezerros e utilizada para tratamento da anemia.

Entre suas “parceiras” do complexo B, a vitamina B12 é a única que o corpo possui grandes reservas, que se acumulam principalmente no fígado. Embora seja abundante no organismo, sua absorção é complexa, porque depende de um substância chamada fator intrínseco. Esse elemento é produzido pelas células do tecido gastrointestinal, e é encontrado no ácido gástrico.

Cobalamina ou cianocobalamina são algumas das nomenclaturas dadas à vitamina B12. Ela é adquirida por meio da ingestão de carnes e derivados de de origem animal, como fígado, ostras, ovos, leite, carne de porco, peixes, e  na manteiga. Seu papel para o metabolismo é fundamental porque auxilia o ácido fólico na formação do DNA e do RNA, que carregam e transmitem as informações genéticas para cada célula viva.

Essas informações dizem à célula como ela deve funcionar e precisam ser passadas sempre que uma se dividir. Também é muito importante para a boa manutenção do sangue e do sistema nervoso. Atua eficazmente contra doenças como a anemia, depressão e a asma.

Além disso, a vitamina B12 ainda trabalha a favor do crescimento e da divisão celular. A deficiência da vitamina B12 causa ao organismo anemia, diarreia ou constipação, cansaço, tonturas ao se levantar ou fazer esforço, perda de apetite, palidez, problemas de concentração, falta de ar, ao praticar atividades físicas, inchaço na língua e vermelhidão ou sangramento da gengiva, demência, depressão e formigamento nos pés e nas mãos.

 

Quer saber mais sobre a composição desse suplemento? Confira a seguir!

Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

  • Composição da Vitamina B12;
  • Benefícios da Vitamina B12;
  • Porque da Vitamina B12 é diferente;
  • Como consumir;
  • Contraindicações.

 

Composição da Vitamina B12

A vitamina B12 é um suplemento alimentar natural que contém óleo de soja e cianocobalamina.

Atualmente, por exemplo, é sabido que uma das principais funções da vitamina B12 é atuar diretamente na preservação de nervos e células do sistema nervoso.

 

Benefícios da Vitamina B12

A vitamina B12 é armazenada pelo nosso organismo, especialmente no fígado. Além da atuação principal no sistema nervoso, e juntamente com uma dieta equilibrada e hábitos saudáveis, ela também pode ajudar:

 

Sistema Nervoso Central - Arena Marcas e Patentes

Mantém a saúde do sistema nervoso

Talvez esse seja o papel mais significativo da B12 no organismo, pois ela age diretamente no desenvolvimento e manutenção do sistema nervoso. Ela ajuda a preservar a integridade da mielina, uma capa de proteção que recobre os nervos.

 

 

DNA (ácido desoxirribonucléico) - O projeto universal da vidaProtege o DNA e pode prevenir o câncer

Uma descoberta interessante é sobre sua importância para o DNA — uma pesquisa do Linus Pauling Institute of Oregon State University, dos EUA, atestou que a ingestão de vitamina B12 reduziu o risco de quebras nos cromossomos que causam danos ao código genético. Isso significa que, ao prevenir essas lesões no DNA, as chances de desenvolver câncer são menores, pois a doença tem como uma das causas o dano genético.

 

 

Hemácias - Eritrócitos ou Glóbulos Vermelhos - Sangue - InfoEscola

Ajuda na formação das hemácias

As células vermelhas do sangue precisam da B12 para serem criadas de forma saudável. Quando não ocorre a síntese adequada da vitamina, essas células crescem deformadas e seu tempo de vida é reduzido. Com essa deficiência, tanto de vitamina quanto a das células, o risco de contrair anemia é maior.

 

 

 

Os 4 melhores suplementos para recuperação muscular - Growth Blog

Auxilia na recuperação muscular

Sua ingestão (aliada a outros nutrientes) segundo alguns estudos, é capaz de participar da regeneração muscular após um treino ou lesão.

 

 

 

Feto - Embriologia Humana - InfoEscola

Beneficia gestantes e bebês

Além de colaborar para a prevenção da anemia nas mães, a vitamina 12 compõe a formação do sistema nervoso do bebê.

 

 

 

Whitebook: conheça os principais aspectos da depressão - PEBMED

Aliada contra a depressão

Entre diversos estudos, destaca-se uma pesquisa recente do The American Journal of Psychiatry, que associa menor probabilidade de desenvolver depressão ao consumo de vitamina B12.

 

 

 

Porque a Vitamina B12 é diferente

A Vitamina B12 é um suplemento natural que apresenta funções diretas para a saúde e o bem-estar. Isso se refere à melhora do condicionamento físico, principalmente por contribuir para a oxigenação do corpo por meio da produção de hemácias, favorecendo, ainda, a saúde dos neurônios. Em resumo:

– É um produto natural;

– Mantém a saúde do sistema nervoso;

– Protege o DNA e pode prevenir o câncer;

– Ajuda na formação das hemácias;

– Auxilia na recuperação muscular;

– Beneficia gestantes e bebês;

– Previne a depressão;

– Sua apresentação é em cápsulas, o que facilita o consumo.

 

  • Como consumir

 O consumo ideal da Vitamina B12 é de 1 cápsula antes das 2 principais refeições com 1 copo de água.

 

  • Contraindicações

 

A Vitamina B12 é contraindicada para alérgicos a qualquer ingrediente da sua composição.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringe o consumo de suplementos de maneira geral para gestantes ou lactantes sem acompanhamento de um profissional da saúde. O mesmo é válido para crianças com idade inferior a 12 anos.

 

Em resumo…

 

A extensa lista de benefícios da vitamina B12 é o que justifica sua popularidade. Ela garante o funcionamento do organismo de maneira geral, e isso se torna ainda mais evidente se tratando dos sistemas nervoso, sanguíneo e cardiovascular. Vale mencionar que a ausência desse composto no corpo também pode resultar em sintomas de cansaço e até mesmo sensação de improdutividade.

Ficou interessado na Vitamina B12 da Macrophytus? Inclua na sua rotina! Clique aqui e aproveite!

 

 

 

Comentários