fbpx

Blog

Coenzima Q10: O que é e para que serve?

Também conhecida como ubiquinona ou ubiquinol, a coenzima Q10 é essencial para a produção de energia no organismo, melhorando a disposição e aumentando o pique para as atividades do dia a dia.

A Ubiquinona é considerada como uma pró vitamina lipossolúvel que atua também como estimulador da cadeia respiratória e estimulador do músculo cardíaco.

Hoje em dia, a coenzima Q10 tem sido muito utilizada para auxiliar no tratamento do diabetes e nas doenças cardiovasculares. A administração oral da ubiquinona é uma estratégia antioxidante frequente em muitas doenças que podem fornecer um benefício sintomático significativo.

 

 

Quer saber mais sobre o que é e para que serve a Coenzima Q10? Confira a seguir!

Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

 

 

Composição do Coenzima Q10

A coenzima Q10 é um suplemento alimentar natural que contém coenzima Q10 e amido de milho (excipiente). Composição da cápsula: água purificada, gelatina, umectante, glicerina e corante dióxido de titânio (INS 171).

Estudos mostram que a suplementação da coenzima é benéfica tanto para tratamento de doenças, quanto para a profilaxia de alguns distúrbios, como doença cardiovascular, diabetes, hipertensão, além de declínios cognitivos relacionados à idade, como a doença de Parkinson. Leia mais a seguir!

 

Qual a função da coenzima Q10?

A CoQ10 é componente-chave na cadeia de transporte de elétrons na mitocôndria necessária para a síntese de ATP, papel exercido pela ubiquinina, e também por sua ação antioxidante, sendo o único antioxidante lipossolúvel produzido no corpo e responsável por proteger a membrana plasmática contra peroxidação, função atribuída ao ubiquinol.

Observa-se, então, uma maior quantidade de CoQ10 em órgãos de alta demanda energética, como coração, cérebro, rins e fígado. Também é atribuída à CoQ10 a manutenção de vitamina C e a vitamina E nos tecidos.

Além disso, funções como estabilização de canais dependentes de cálcio, regulação metabólica, sinalização celular e crescimento celular por meio da regulação local de intermediários redox citosólicos, como diidronicotinamida-adenina dinucleotídeo fosfato (NADPH), estão também atribuídas à esta coenzima.

 

Benefícios do Coenzima Q10

A coenzima Q10 é um nutriente que auxilia na produção de energia e age na prevenção do envelhecimento das células e na proteção do sistema imune. Confira todos os benefícios desta vitamina a seguir!

Previne o envelhecimento precoce

A coenzima Q10 pode oferecer melhor saúde e aparência à nossa pele. Graças a sua ação antioxidante, ela neutraliza o efeito dos danos causados pelos radicais livres, evitando que causem danos aos tecidos.

Fatores externos como os raios UV, um dos maiores responsáveis pelo envelhecimento precoce e pelas doenças de pele. Além disso, age na elasticidade da pele e na regeneração das células mortas e estimula a produção de colágeno.

Ela propõe maior viscosidade e um aspecto jovial, prevenindo o aparecimento de rugas e linhas de expressão. Também auxilia na prevenção e no tratamento de inflamações e irritações cutâneas, como a dermatite, eczema, acne e até mesmo o câncer de pele.

 

Fadiga muscular: você sabe como prevenir? | Santa Mônica Clube de Campo

Evita fadiga muscular

Esse produto costuma ser muito indicado para praticantes de exercícios físicos. Isso se dá pois ele pode ajudar a melhorar o desempenho físico, garantindo uma melhor forma de ganhar energia e evitar a fadiga.

Seu papel na produção de energia (ATP) nas células é essencial, porque ajuda a garantir um melhor funcionamento de todo o organismo e consequentemente a ter uma melhor performance física.

O estresse oxidativo, pode afetar a função muscular e diminuir a produção de energia, que causa uma deficiência nos músculos e nos estímulos. Reduzir o estresse é benéfico pois melhora a performance e reduz a fadiga do músculo no pós-treino.

 

 

 

Teste de Fertilidade

Melhora a fertilidade

Outro benefício da CoQ10 é diminuir a infertilidade feminina causada por fatores relacionados à idade. Uma das causas desse problema é a falta da produção de óvulos, que pode ser causada pelo envelhecimento e pela deficiência dessa substância.

Esse produto pode complementar a ausência de coenzima Q10 nos óvulos, melhorando sua qualidade e auxiliando na prolongação da fertilidade.

Mas, além de trazer benefícios para a fertilidade das mulheres, ela também pode beneficiar os homens. Isso porque, auxilia no aumento de reprodução de espermatozóides, impedindo os danos oxidativos.

 

 

Exercício e a melhora da função cognitiva na EM | AME - Amigos Múltiplos  pela EscleroseAjuda na função cognitiva

Como já dito, um dos principais mecanismos de ação da Coenzima Q10 é o de gerar energia através das mitocôndrias. Essa ação também é importante para garantir uma maior saúde cerebral.

Quando essa substância entra em contato com as mitocôndrias cerebrais, as mitocôndrias preexistentes tornam-se mais eficientes. Além disso, o cérebro também passa por um processo de mitocondriogênese, gerando novas mitocôndrias.

Esse aumento e melhora da qualidade permite ao cérebro mais energia, uma vez que ele passa a apresentar mais eficiência metabólica e, por conseguinte, passa a usar a glicose com mais efetividade.

Como consequência dessa ação as funções cognitivas, como a memória e atenção, são otimizadas, pois a energia adicional do cérebro traz melhora na capacidade de pensar, recordar e resolver situações cotidianas.

 

 

Porque a Coenzima Q10 é diferente

A coenzima Q10 é um suplemento natural que auxilia na produção de energia e age na prevenção do envelhecimento das células e na proteção do sistema imune. Em resumo:

– É um produto natural;

– É capaz de restaurar a função imunológica, melhorar os batimentos cardíacos e influenciar favoravelmente o tratamento de síndromes neurológicas crônicas;

– Potente ação antioxidante;

– Sua apresentação é em cápsulas, o que facilita o consumo.

 

Como consumir

 O consumo ideal da coenzima Q10 é de 1 cápsula com 1 copo de água.

 

Contraindicações

 A coenzima Q10 é contraindicada para alérgicos a qualquer ingrediente que contém na composição.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringe o consumo de suplementos de maneira geral para gestantes ou lactantes sem acompanhamento de um profissional da saúde. O mesmo é válido para crianças com idade inferior a 12 anos.

 

Em resumo…

A Coenzima Q10 é uma substância com diversos benefícios comprovados para garantir mais qualidade de vida para as pessoas que a consomem.

Além disso, o seu mecanismo de ação é essencial para que o corpo humano tenha a energia necessária para todos os sistemas, que são os responsáveis por ajudar a manter um estilo de vida saudável.

Ainda mais, toda essa energia produzida por essa substância se torna fundamental para eliminar as toxinas do organismo e combater o envelhecimento das células.

Quer saber mais sobre a coenzima Q10 da Macrophytus? Clique aqui e conheça!

Comentários