fbpx

Blog

Betacaroteno: O que é e para que serve?

O betacaroteno é um pigmento encontrado em algumas frutas e verduras que, depois de ingerido, tem a capacidade de se converter em vitamina A.

A vitamina A é importante para a manutenção da saúde da pele, da visão e do sistema imunológico.

Pessoas com dietas deficientes, poderão recorrer à suplementação do betacaroteno. Quer saber mais? Leia abaixo!

Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

  • Composição do Betacaroteno
  • Benefícios
  • Por que o Betacaroteno é diferente?
  • Como consumir?
  • Contraindicações

Composição do Betacaroteno

O suplemento de Betacaroteno da Macrophytus contém betacaroteno e antiumectante fosfato tricalcico.

O betacaroteno estimula a produção de melanina, é fundamental para o crescimento de tecidos de órgãos do corpo, em especial os olhos, evitando a chamada cegueira noturna, relacionada a deficiência de vitamina A no corpo. Confira mais a seguir!

Benefícios

Por ser um precursor da vitamina A, o betacaroteno é essencial para a saúde. E por mais que possa parecer simples consumir esse nutriente, a verdade é que, devido à rotina acelerada e algumas condições de saúde, isso nem sempre é possível. Descubra abaixo como ele age no nosso corpo!

SESI apoia campanha sobre cuidados com a saúde cardiovascular - Agência de  Notícias da Indústria

Saúde Cardiovascular

Escolher uma dieta rica em Betacaroteno reduz o risco de doenças cardiovasculares em uma extensão significativa. O Betacaroteno funciona como uma Vitamina E para reduzir a oxidação do Colesterol LDL, reduzindo o risco de aterosclerose e doença cardíaca coronária.

Cronograma capilar para ter um cabelo perfeito! - Belezap

Estimula o Crescimento do Cabelo

O cabelo adelgaçamento, especialmente entre as mulheres, é causado devido à má nutrição. Desta forma, se você está sofrendo de perda de cabelo, é aconselhável consumir a quantidade diária recomendada de Betacaroteno para parar a Perda de Cabelo e promover o Crescimento do Cabelo.

O que é o câncer? Tudo o que você precisa saber sobre essa doença

Previne o Câncer

O Betacaroteno ajuda a combater o Câncer através de sua capacidade antioxidante. Além disso, ajuda a manter suas células em comunicação adequada, impedindo o crescimento de células cancerosas. Desta forma, a ingestão dietética de alimentos ricos em Betacaroteno reduz o risco de Câncer de Mama, do Cólon, da cavidade oral e do pulmão.

 

11 doenças respiratórias mais comuns (e o que fazer) - Tua Saúde

Ajuda no Tratamento de Doenças Respiratórias

A alta ingestão de alimentos com Betacaroteno ajuda a aumentar a capacidade pulmonar e aliviar doenças respiratórias, evitando os problemas respiratórios como Asma, Bronquite e enfisema.

 

ARTIGO: DIABETES E OBESIDADE - SBCBM

Previne a Diabetes

 Vários estudos têm demonstrado que as pessoas com níveis adequados de Betacaroteno em seus corpos são menos propensas a sofrer de deficiência de tolerância à glicose e Diabetes.

Degeneração macular - tipos, causas, tratamento - InfoEscola

Previne a Degeneração Macular

A degeneração macular relacionada à idade é uma doença ocular em que a mácula do olho, responsável pela visão central, começa a quebrar. O consumo de níveis adequados de Betacaroteno (15mg) juntamente com outros nutrientes pode retardar a progressão da degeneração macular relacionada com a idade.

Artrite Reumatoide requer tratamento contínuo - Sociedade Mineira de  Reumatologia

A deficiência de Betacaroteno e Vitamina C atua como um fator de risco para a Artrite Reumatoide. Desta forma, o consumo de níveis adequados de Betacaroteno é necessário para evitar a ocorrência deste problema.

Sistema imunológico: Como ele funciona? | Dra. Keilla FreitasFortalece o Sistema Imunológico

O Betacaroteno fortalece seu sistema imunológico, ativando a glândula timo, que é uma das mais importantes fontes de proteção imunológica. A glândula timo permite que o seu sistema imunológico combata infecções e vírus, destruindo as células cancerosas antes que elas possam se espalhar

Por que o Betacaroteno é diferente

O betacaroteno é um pigmento antioxidante que faz parte de um grupo de nutrientes denominados carotenóides, que conferem cor à frutas e vegetais. Sua composição auxilia na melhora da visão e tem ação antioxidante.

Além disso, em resumo:

– É um produto natural;

– É um suplemento em cápsulas;

– Potente antioxidante e protetor celular;

– Estimula o sistema imunológico;

– Auxilia na renovação da pele envelhecida e com queimaduras;

– Melhora a fertilidade em ambos os sexos;

– Aumenta a oxigenação das células;

– Tem função anticoagulante e vasodilatadora das artérias;

– É importante na formação de tecidos do globo ocular;

– Auxilia no processo de diferenciação celular

– A vitamina A auxilia na manutenção de mucosas;

– A vitamina A auxilia no metabolismo do ferro;

Como consumir?

 O consumo ideal do Betacaroteno é de 1 cápsula ao dia com 1 copo de água.

Contraindicações

 O Betacaroteno é contraindicado para alérgicos a qualquer ingrediente que contém na composição.

Além disso, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) restringe o consumo de suplementos de maneira geral para gestantes ou lactantes sem acompanhamento de um profissional da saúde. O mesmo é válido para crianças com idade inferior a 12 anos.

Em resumo…

O betacaroteno é um pigmento que, quando absorvido pelo nosso organismo, é convertido em vitamina A. Essa vitamina, por sua vez, é essencial para a saúde da pele, da visão e para o fortalecimento do sistema imunológico.

Quando o corpo sofre com a falta de betacaroteno, a produção de vitamina A dentro do organismo é prejudicada. Com isso, podem ocorrer diversos prejuízos à saúde.

Uma das consequências são os danos à visão podendo, inclusive, levar à cegueira. Além disso, a deficiência de betacaroteno também pode gerar alterações da pele, enfraquecimento das unhas e cabelos e uma baixa na sua imunidade.

Ficou interessado no Betacaroteno da Macrophytus? Acesse o site aqui e aproveite!

Comentários