fbpx

Blog

Intolerância a Lactose

Má absorção ou má digestão de lactose é a redução na capacidade de hidrolisar a lactose, que é resultante da hipolactasia. A hipolactasia denota diminuição da atividade de enzima lactase na mucosa do intestino delgado. A manifestação de sintomas abdominais por má absorção de lactose caracteriza a intolerância à lactose.

A má absorção de lactose nem sempre importuna sintomas de intolerância à lactose. Após o desmame, ocorre uma redução geneticamente programada e irreversível da atividade da lactase na maioria das populações do mundo. A lactase é a enzima responsável pela hidrólise da lactose (quebra da lactose em galactose e glucose). É justamente a deficiência na produção desta enzima pelo nosso organismo que é a causa principal da intolerância à lactose.

A hipolactasia pode ocorrer como absorção primaria causando má absorção, e também pode ser secundária causando doenças e danos na borda em escova da mucosa do intestino delgado ou que aumentem significativamente o tempo de trânsito intestinal, como nas enterites infecciosas, giardíase, doença celíaca, doença inflamatória intestinal (especialmente doença de Crohn), enterites induzidas por drogas ou radiação, doença diverticular do cólon e anemia. A hipolactasia é determinada geneticamente, porém uma mutação ocorreu para que fizesse parte da humanidade tolerar o leite na idade adulta. O diagnóstico é feito por teste de tolerância, empregando a lactose como desafio. A intensidade dos sintomas de distensão, flatulência, dor abdominal e diarreia variam, dependendo da quantidade de lactose ingerida, e aumentam com o passar da idade. O aspecto positivo é o fato de esta enzima ser atualmente produzida por diversos laboratórios e poder ser comprada com facilidade.

As Enzimas são proteínas capazes de catalisar reações bioquímicas no nosso corpo, acelerando a velocidade dessas reações e resultando em alterações desejáveis nas características de um alimento durante o seu processamento. A baixa produção das enzimas que fazem a digestão deve-se por conta de doença, processo de envelhecimento, hereditariedade ou mesmo hábito alimentar precário, podendo desencadear o aparecimento de diversas doenças como, por exemplo, a má digestão.

Se essas condições persistirem durante muito tempo, pode levar a um estado de inflamação intestinal, ou alergia alimentar (intolerâncias, como por exemplo, intolerância à lactose). As enzimas auxiliam na digestão, melhorando a absorção dos nutrientes ingeridos e são indicadas para pessoas com má digestão e absorção dos nutrientes, disbiose intestinal, para pessoas que não consomem vegetais e frutas adequadamente e, principalmente, para quem tem intolerância à lactose. Os produtos que contém essas enzimas digestivas, são considerados suplementos nutricionais, não possuem restrições de uso. Porém devemos realizar os testes para diagnosticar a intolerância a lactose e acompanhamento médico deve ser priorizado, pois a doença pode agravar ou desenvolver outros problemas.

Comentários