Vitaminas e Minerais
Suplementação de vitaminas e minerais, o que é preciso saber?
Nutrientes essenciais na dieta de todo ser humano, as vitaminas e minerais são elementos inorgânicos e não podem ser substanciados pelo organismo. Partindo deste princípio, os suplementos são uma excelente opção para manter essas substâncias necessárias às boas condições de saúde e funcionamento corporal.
É importante frisar que a suplementação não deve substituir uma dieta equilibrada com alimentos, pois dessa forma, ela não se torna eficaz e não traz benefícios adicionais.
Quais os indícios da falta desses nutrientes no organismo?
A deficiência de vitaminas e minerais no organismo ocasiona falta de disposição e de energia. O corpo gasta energia a todo momento, como na realização de atividades simples como respirar, andar e comer. Devido a isso, o desempenho das funções básicas obtidas através do consumo dos nutrientes precisa estar acontecendo de forma correta.
Suplementos aliados à alimentação saudável
Uma dieta saudável é primordial para manter a saúde. Todavia, quando não é possível ingerir esses nutrientes através da alimentação, uma suplementação adequada é fundamental. O corpo necessita de todos os elementos para produzir energia e bem-estar.
Vitaminas
Vitaminas são elementos nutritivos essenciais para manter a estrutura física saudável. Não são produzidas pelo corpo, por esse motivo devem ser ingeridas através da alimentação e suplementação. A carência de vitaminas provoca manifestações no bom funcionamento do organismo.
Minerais
Sais Minerais são elementos que desempenham diversas funções fundamentais no organismo. A ação dos minerais no corpo é participar na formação de ossos e dentes, de certos tecidos moles do organismo (músculo, por exemplo), agir como cofatores de certas enzimas, atuar no processo de contração vascular, controlar movimentos dos fluidos do corpo, entre outros. Cada órgão, tecido, célula de nosso corpo necessita de minerais.
Cuidados com a dieta garantem maior eficácia no uso de suplementos
Os suplementos multivitamínicos agrupam grande quantidade de vitaminas e minerais no mesmo produto. Não havendo riscos de um componente se sobressair sobre outro, oferecendo nutrientes na medida certa para conciliar com a dieta individual de cada pessoa. Nesse sentido, é fundamental estar atento à alimentação para que a suplementação não mascare a causa da deficiência dos nutrientes no organismo, e, também, aos hábitos diários que podem ser o real motivo da fadiga – confundindo assim as causas dos sintomas e eficácia do tratamento com suplementos multivitamínicos.
No entanto, uma alimentação adequada associada à suplementação nutricional oferece ao organismo as proporções adequadas às necessidades diárias, contribuindo para a saúde e bem-estar.