O uso de suplementos alimentares pelas famílias brasileiras já é uma realidade. Visando uma vida mais saudável e bem estar, o consumo de suplementos alimentares aliado a uma dieta equilibrada e exercícios físicos é a combinação perfeita para uma vida leve, ativa e prazerosa.
A suplementação alimentar pode se fazer necessária por diversas razões.
- Atingir os valores nutricionais: Muitas pessoas não conseguem obter todos os nutrientes necessários apenas com a alimentação, seja por restrições alimentares, hábitos inadequados ou má absorção.
- Melhora do desempenho físico: atletas e pessoas que praticam atividades físicas intensas necessitam de suplementos para otimizar o desempenho e a recuperação muscular.
- Condições de saúde específicas: pós cirurgia, gravidez, anemia ou doenças crônicas, podem aumentar a necessidade de determinados nutrientes, tornando a suplementação necessária.
- Idade: com o envelhecimento, a absorção de certos nutrientes pode ser reduzida, tornando a suplementação útil para manter a saúde.
- Prevenção de doenças: suplementos como vitaminas e minerais podem ajudar a prevenir deficiências nutricionais que, se não tratadas, podem levar a problemas de saúde.
Os suplementos alimentares são classificados como alimentos, e podem ser vendidos sem prescrição médica, estando disponíveis em supermercados, lojas de produtos naturais e sites. Orientamos que os consumidores sigam as recomendações de uso descritas na embalagem de cada produto, se atentando ao público indicado e a advertência quanto ao uso por gestantes, lactantes e crianças. Geralmente as seguintes frases estão descritas nos rótulos “Produto indicado para o grupo populacional 19 anos” “Este produto não deve ser consumido por gestantes, lactantes e crianças”.
Apesar de ser considerado um alimento, os suplementos alimentares devem ser consumidos com cautela. O cenário ideal seria o consumo sob orientação de um profissional de saúde (médicos, nutricionistas, farmacêuticos), para ter uma avaliação individual das necessidades nutricionais, evitando excessos e interações indesejadas.
A base de uma vida saudável é a alimentação equilibrada, prática de exercícios físicos e saúde mental em dia!