fbpx

Blog

Vitamina E

A vitamina E é o segundo suplemento mais popular, perdendo apenas para a vitamina C. A vitamina E ocorre naturalmente em alimentos de origem vegetal, principalmente nos vegetais verde-escuros, nas sementes oleaginosas, nos óleos vegetais e no germe de trigo. A ocorrência natural dos isômeros da vitamina E diferencia-se entre os vegetais. Além de presente em alimentos vegetais, a vitamina E também é encontrada em alimentos de origem animal, como gema de ovo e fígado. A vitamina E é absorvido de 20% a 80% no trato gastrointestinal, seu armazenamento ocorre em todos os tecidos do corpo, especialmente nos tecidos adiposo. O metabolismo é Hepático ela é excreta via biliar e renal.

Vitamina E é a denominação genérica de oito compostos lipossolúveis, cada um dos quais com atividades biológicas específicas, sendo que o α-tocoferol (alfa-tocoferol) é o mais potente antioxidante. O interesse cada vez maior por essa vitamina é devido, especialmente, às funções que desempenha no organismo como agente antioxidante, envolvido no retardamento do envelhecimento e na proteção a doenças crônicas não transmissíveis, como Parkinson, Alzheimeir, câncer e doenças cardiovasculares. A vitamina E previne o dano oxidativo celular pela inativação de radicais livres e espécies reativas de oxigênio com isso ela previne o envelhecimento celular precoce originando uma aparência jovial para a pele e organismo.

A vitamina E apresenta efeitos positivos para a saúde humana. Em indivíduos fumantes provoca melhora e respostas benéficas ao inibir os fenômenos de peroxidação eritrocitários, dos quais resulta um retardo no envelhecimento mitocondrial com uma melhora na produção de ATP dependente do oxigênio. O efeito antioxidante previne a formação e ação dos carcinógenos químicos. A deficiência de vitamina E está associada com problemas no Sistema Nervoso, Sistema imunológico e Sistema Cardiovascular. Para a saúde da mulher a vitamina E está associada no tratamento da doença fibrocística da mama, sintomas pré-menstruais, há relatos de redução dos sintomas do climatério, como fogachos. É uma alternativa a reposição hormonal quando há contra indicação por risco de câncer de mama.

As concentrações ingeridas diariamente muitas vezes não suprem a necessidade do organismo, suplementações de encapsulados com vitamina E são comuns nos dias atuais. É de suma importância ter um acompanhamento médico no dia a dia. Verificar as carências nutricionais e suprir as necessidades, com alimentação, exercícios e suplementos é uma forma de prolongar o tempo de vida.

Comentários