fbpx

Blog

Quer emagrecer? Cuide do seu intestino

Quem decide emagrecer descobre que existem alguns caminhos e atitudes que devem ser tomados e alguns vícios que devem ser evitados. A parte fácil e boa de tudo isso é que esses caminhos, na maioria das vezes, se cruzam. Um exemplo disso é a mudança da alimentação. Ela é essencial para quem quer emagrecer e, além disso, traz diversos mais benefícios.

Outra atitude que deve ser adotada por quem busca reduzir o peso é o cuidado com o intestino. Cuide do seu intestino e emagreça – essa é uma das fórmulas. O trânsito intestinal regulado está diretamente relacionado à perda de peso e ao emagrecimento saudável. Isso também traz diversos outros benefícios, como mostraremos abaixo. Quer saber como emagrecer cuidando do seu intestino? Confira abaixo as dicas que elencamos pra você.

O papel do intestino no nosso organismo

O intestino não é apenas um órgão de digestão. Ele tem um papel essencial para o nosso sistema imunológico, pois participa na defesa do corpo contra as agressões do meio externo. Isso acontece devido à microbiota, ou flora intestinal, que controla os bilhões de bactérias do intestino. Nesse órgão, existem tanto bactérias nocivas quanto bactérias do bem, e o que vai dizer se estamos saudáveis ou não é o equilíbrio entre elas. Quando a quantidade de bactérias agressoras aumenta, desenvolvemos doenças. Isso porque o nosso sistema imunológico fica fraco, acarretando em alterações cerebrais, ansiedade, depressão, estresse etc. Algumas dessas alterações estão ligadas à compulsão alimentar.

Cuide do seu intestino e emagreça

Então, como o intestino interfere no emagrecimento? De acordo com pesquisas que compararam pessoas magras a pessoas obesas, as pessoas magras possuíam mais bactérias boas no intestino. Algumas das explicações dadas ao fato é que as alterações intestinais geram distúrbios hormonais, que por sua vez aumentam a quantidade de insulina e de grelina no organismo, hormônio ligado à fome. Além disso, alterações no intestino interferem na forma de armazenamento de gordura no nosso corpo e também na absorção dos nutrientes necessários ao funcionamento do organismo.

Como regular o intestino

Para se ter um intestino regulado, precisamos aderir a atitudes saudáveis. Essas atitudes não só auxiliarão no trânsito intestinal, como também influenciarão diretamente na perda de peso.

1 – Ingira fibras: A ingestão de fibras tem diversos benefícios. Entre eles, podemos destacar a redução do risco de desenvolvimento de doenças crônicas, como doença arterial coroniana, hipertensão arterial, diabetes melito e doenças gastrointestinais.

Além disso, para se ter um perfeito funcionamento do intestino, é essencial que se consuma uma boa quantidade de fibras diárias (a quantidade varia de acordo com a idade, o sexo e o gasto de energia, mas varia numa média de 20g a 40g diárias). Os efeitos positivos da fibra alimentar estão no fato de ela fermentar apenas no intestino grosso. Isso gera impacto sobre a aceleração na velocidade do trânsito intestinal e sobre o pH do cólon.

Alguns alimentos ricos em fibra são as frutas, principalmente aquelas que podem ser ingeridas com o bagaço, como a laranja, por exemplo; os cerais, os alimentos integrais, as castanhas, os grãos etc.

2 – Beba muita água: É importante ingerir muita água quando se quer cuidar do intestino, pois a água faz parte da formação do bolo fecal, e sua ausência pode gerar o ressecamento das fezes. Além disso, ela serve para lubrificar o intestino.

3 – Pratique exercícios físicos regulares: A atividade física gera diversos benefícios ao corpo. Um deles é o aumento da atividade muscular do intestino, essencial para a evacuação.

4 – Evite o consumo de alimentos industrializados: Os alimentos industrializados, como embutidos, comidas congeladas, fast foods, diminuem a quantidade de bactérias do bem no nosso organismo. Isso altera a flora intestinal, propiciando o aparecimento de doenças.

5 – Diminua o consumo de pães, bolos, açúcar, macarrão e outros alimentos de farinha branca. Esses alimentos aumentam a produção de gases, gerando inchaço na barriga.

Outras dicas:

– Alimentos do bem: o vinagre de maçã previne a prisão de ventre e regenera a flora intestinal.

– Receita de emergência: quando seu intestino já estiver numa situação de emergência faça esta receita e consuma durante três dias em jejum: Bata no liquidificador meio mamão e duas laranjas sem casca, mas com o bagaço.

Zodak, um auxílio natural

Existem no mercado opções naturais que podem auxiliar as pessoas que têm muita dificuldade de regular o intestino. Entre elas, destacamos o laxativo natural Zodak. Esse nutracêutico tem na sua composição a spirulina, o guaraná, o cromo picolinato e o psyllium. Este último é um fitoterápico com ação laxativa e sacietógena. O psyllium é obtido por meio da semente da planta Plantago ovata, que possui entre os seus componentes uma excelente quantidade de fibras, mucilagens e óleos. Devido a isso, o Zodak tem ação laxativa mecânica e suave, não gerando as dores e os transtornos da maioria dos laxantes, pois ele aumenta a emoliência das fezes.

O Zodak pode ser utilizado como um auxílio adicional na alimentação de pessoas que possuem problemas de função intestinal, por conta de sua capacidade laxativa. Além disso, também é indicado para pessoas que estejam em uma dieta de baixa caloria e que, devido a isso, necessitem aumentar a sensação de saciedade. Esse resultado sacietógeno dá-se por meio do aumento do volume dos itens no organismo, absorvendo água e formando géis, dessa forma, promovendo a sensação de plenitude gástrica.

Como se pode ver, um intestino regulado e o emagrecimento têm ligação direta, pois esse órgão é um regulador essencial do nosso organismo. Além disso, quando o intestino não está funcionando normalmente, a barriga fica inchada, dando a sensação de que a pessoa tem mais peso do que realmente possui. Outros fatores negativos são o aumento do estresse, a falta de ânimo, entre outros, que podem acarretar reações psicológicas negativas, elevando até mesmo a compulsão por alimentos. Por isso, vale lembrar: cuide do seu intestino e emagreça!

Quer ter mais dicas sobre corpo e saúde? Então continue navegando no nosso blog. Descubra, por exemplo, oito dicas para controlar a compulsão alimentar e também como manter o peso após emagrecer.

Comentários