fbpx

Blog

Ômega 3, o que é e qual o melhor?

Ômega 3: O que é e qual o melhor?

 

O ômega 3 é um grupo de ácidos graxos poli-insaturados que desempenha diversas funções no organismo, especialmente nos sistemas cardiovascular, pulmonar, imunológico e endócrino.

Considerado uma gordura boa para o organismo, o ômega 3 deve ser ingerido a partir de suas diversas fontes de alimentos ou em formato de cápsulas.

Ao optar por uma fonte em cápsulas, é importante observar a qualidade e a procedência do óleo. Existe um selo de qualidade que comprova a pureza do suplemento. Quer saber mais?

 

 

 

Neste artigo você vai descobrir mais sobre:

  • O que é?
  • Benefícios do Omega 3
  • Selo de qualidade MEG-3
  • Como consumir?
  • Contraindicações

 

O que é?

O ômega 3, ou também conhecido como “gordura do bem”, é um ácido graxo poli-insaturado que ao ser consumido na quantidade recomendada pode trazer diversos benefícios para o organismo, principalmente relacionados à saúde cardiovascular.

 

Benefícios do Ômega 3

O ômega 3 traz diversos benefícios para nosso corpo e é um óleo essencial, o que significa que o nosso corpo não o produz e que precisamos consumi-lo.

Saiba mais sobre todos os benefícios abaixo!

 

Saúde cardiovascular

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo, sendo cerca de 31% em 2015, conforme OPAS Brasil/OMS. A maioria dessas doenças pode ser prevenida por meio de parar de fumar, redução do peso em indivíduos obesos, atividade física, redução do consumo de álcool e dietas saudáveis (inclusive o consumo de ômega 3).

O ômega 3 regula a atividade das plaquetas sanguíneas, responsável pela coagulação sanguínea (efeito antitrombótico), evitando a formação de coágulos que podem levar a um AVC (Acidente Vascular Cerebral) ou infarto.

Alguns estudos indicam que a suplementação com 2-4 g de EPA/DHA ao dia pode diminuir os níveis de triglicérides (TG) em até 25-30% e aumentar de HDL (colesterol bom), sendo um coadjuvante no tratamento para indivíduos com descontrole nos valores de TG e colesterol.

Além disso, pode também reduzir a pressão arterial, podendo auxiliar na diminuição da dosagem dos medicamentos para hipertensão. Acontece porque o ômega 3 ajuda a evitar a formação de placas de gordura nas paredes dos vasos (ajuda a controlar os níveis de TG e colesterol) e flexibilidade das veias e artérias.

 

Diabetes mellitus

Ainda não existe um consenso entre o consumo de ômega 3 e diabetes mellitus, houve estudos que mostraram que o maior consumo de ômega 3 pode estar associado a maior risco do desenvolvimento de diabetes. Mas na maior dos estudos mostrou que concentrações de EPA/DHA maiores no sangue podem estar associadas a menor risco de diabetes.

 

 

Obesidade

A obesidade é uma doença crônica multifatorial caracterizada pelo excesso de gordura corporal que normalmente está associada com outras doenças crônicas, como a diabetes e doenças cardiovasculares.

É também reconhecida como uma condição inflamatória crônica de baixo grau, devido à principalmente no tecido adiposo de indivíduos obesos ocorrer aumento da capacidade de síntese de moléculas com ação pró-inflamatória, conhecidas como adipocitocinas, como por exemplo: enzima óxido nítrico sintase induzível (iNOS), proteína C reativa, TNF-α, interleucina-6 (IL-6), leptina, entre outros.

Devido a ação anti-inflamatória do ômega 3 pode auxiliar no combate da obesidade, principalmente na prevenção de complicações decorrentes da obesidade e da inflamação crônica.

 

Visão

A destruição natural da mácula, parte da retina que é responsável pela visão central (visão de detalhes), pode ser prevenida pelo ômega 3. Essa destruição pode causar diminuição ou distorção da visão, que pode ser gerada pela idade ou diabetes mellitus.

 

 

 

Cérebro

Age na formação da bainha de mielina, um componente dos neurônios, ajudando na comunicação entre as células do cérebro e por ter efeito vasodilatador aumenta a quantidade de oxigênio e nutrientes. Podendo assim diminuir o risco de demência no envelhecimento.

 

 

 

Depressão

O ômega 3 pode ajudar a aumentar a produção de neurotransmissores, como a serotonina, dopamina e noradrenalina, que estão associados ao bem-estar, podendo assim diminuir os riscos de depressão, principalmente no pós-parto.

 

 

 

Gestação e infância

É importante o consumo de ômega 3 durante a gestação porque permite gestações mais longas, diminui a resistência à insulina, risco de diabetes gestacional e também de depressão pós-parto.

A cada 10 bebes nascidos 1 é prematuro, e cerca de 1 milhão morrem devido a complicações da prematuridade, por isso, ajudar a ter gestações mais longas, ou seja, até o período correto para o nascimento, é de extrema importância para a saúde da criança. Estudos indicam que a suplementação do DHA de 600 mg/dia aumenta em 2,87 dias o período gestacional e o peso do recém-nascido em 172 gramas, pode parecer pouco, mas para o bebe antes do nascimento qualquer dia ou peso a mais pode estar associado a sua sobrevida.

Já para o bebê ajuda na melhora da acuidade visual, percepção de cores, possibilidade de aumento do coeficiente de inteligência, aprendizagem e de memorização, e também pode diminuir incidência de déficit de atenção.

Os níveis de DHA no leite materno explicam mais de 20% na variância de rendimento em uma prova cognitiva, porém sua concentração é influenciada pelo consumo de fontes de ômega 3 pela mãe, mostrando a importância do consumo alimentar das mães durante a amamentação.

 

Selo de qualidade MEG-3

O selo de qualidade internacional MEG-3, comprova a concentração de 180mg de EPA e 120mg de DHA por cápsula na forma de TG (triglicerídeos reesterificados), apresentando taxas de aproveitamento maiores e, sendo facilmente reconhecidos e absorvidos pelo organismo.

O selo garante a qualidade da matéria prima utilizada na fabricação do suplemento. O óleo de peixe com essa certificação conta com um alto nível de pureza, além de alta concentração de EPA e DHA, que são os principais tipos de ácido graxo de um ômega.

Por isso, ao escolher qual suplemento você vai consumir, escolha um com o selo de qualidade.

 

Como consumir?

É importante consumir o produto intercalado com alguma refeição (almoço ou janta) e quatro horas antes ou depois de um exercício físico.

O ômega 3 da Macrophytus contém cápsulas de 1000mg e o indicado de consumo são 3 cápsulas por dia.

 

Contraindicações

É contra indicado para indivíduos que possuem alergia a peixe, devido à maioria das suplementações ser de óleo de peixe concentrado, porém existem os suplementos feitos de origem vegetal.

Em gestantes e indivíduos com prótese cardíaca só podem consumir em acompanhamento médico ou nutricional para que não traga malefícios ao organismo.

Resumindo…

O ômega da Macrophytus recebeu o selo de qualidade internacional MEG- 3 que comprova a concentração e a pureza do óleo.

Isso garante que você tenha uma total absorção e aproveitamento do nutriente pelo seu corpo.

Ficou interessado no ômega-3 da Macrophytus? Acesse o site aqui e aproveite!

 

 

Comentários