fbpx

Blog

Vitaminas e minerais: sinais comuns de deficiência

É de conhecimento geral que devemos nos alimentar bem para que o nosso organismo possa se nutrir com as vitaminais e os minerais necessários para o seu perfeito funcionamento. Também sabemos que a falta desses nutrientes no nosso organismo podem gerar sérios problemas de saúde. Esses problemas costumam dar sinais antes de se agravarem. Por isso, é necessário que estejamos atentos aos sinais que o nosso corpo dá. Você sabe identificar esses sinais comuns de deficiência de vitaminais e minerais no seu organismo?

Pensando na importância que essa resposta tem para a nossa saúde, neste post falaremos sobre os sinais que o nosso corpo apresenta pela falta de vitaminas e minerais. Além disso, daremos dicas de como resolver esse problema. Confira abaixo!

Quais são os benefícios das vitaminas e dos minerais para o nosso corpo

Os minerais e as vitaminas são compostos orgânicos essenciais para o nosso organismo. Além de exercerem funções regulatórias, ou seja, ajudam a regular todas as funções do organismo, ainda atuam de maneira decisiva no controle da resposta imunitária do nosso corpo.

O cobre, o zinco e o magnésio, por exemplo, atuam como colaboradores nas atividades metabólicas que melhoram as respostas imunes inatas e adquiridas, além de atuarem na formação de tecidos e células.

A deficiência de vitaminas e minerais, conhecidos também como micronutrientes, acontece devido à sua ingestão inadequada ou a doenças específicas.

Cada fase da nossa vida exige uma demanda de ingestão de nutrientes; no entanto, algumas delas exigem maior atenção – por exemplo, mulheres grávidas ou amamentando devem ingerir todas as vitaminas e minerais necessários para o desenvolvimento da criança.

Na infância, os pais devem fornecer um leque variados de alimentos, pois o corpo da criança precisa se desenvolver. Na adolescência, os nutrientes ajudam o corpo e a mente a responder adequadamente ao rápido crescimento e ao desenvolvimento psíquico e social do adolescente. Quando adultos, tendemos a descuidar da nossa alimentação devido à correria do dia a dia, o que ocasiona doenças. No entanto, nosso corpo continua demandando a ingestão de nutrientes para se manter saudável.

Sinais comuns de deficiência de vitaminas e minerais

Em geral, a falta de vitaminais e minerais no nosso organismo pode gerar disfunções imunológicas e tornar a pessoa mais suscetível a infecções. Confira abaixo alguns sintomas e à ausência de quais nutrientes eles estão geralmente ligados.

– Sinais comuns de deficiência de ferro no organismo são fraqueza, falta de concentração, sonolência e queda de cabelo. Ele pode ser encontrado essencialmente nas carnes e nos grãos, como o feijão, por exemplo.

– A falta de vitaminas do complexo B costuma gerar, no nosso corpo, pele seca e descamada e inflação nas pálpebras. As vitaminas do complexo B podem ser encontradas em peixes, nos vegetais, em ovos, na aveia, nas castanhas, no fígado, nos cerais integrais entre outros.

– A ausência de vitamina C tem como consequência a aparição de pontos vermelhos na pele e nas mucosas, sangramento da gengiva, hemorragias devido à ruptura de vasos. A vitamina C pode ser encontrado nos frutos cítricos, principalmente na acerola.

– A falta de magnésio pode gerar retenção de líquidos, mudança de humor e alteração de apetite. Esse micronutriente pode ser encontrado em amêndoas, na semente de abóbora e de girassol, frutas secas e vegetais.

– Sinais comuns da ausência da vitamina A são a cegueira e a dermatite. Essa vitamina pode ser encontrada na cenoura, na abóbora, no brócolis, no espinafre, no fígado, nos ovos e no leite.

– A falta de zinco no organismo geralmente é refletida pela presença de dermatites, perda de apetite e queda de cabelo. O zinco pode ser encontrado no fígado, na carne, nos ovos, por exemplo.

– A falta de cobre no organismo pode gerar cansaço, anemia e hemorragias. No entanto, esse mineral pode ser encontrado no fígado, nos grãos, no amendoim, nas nozes, nos frutos do mar etc.

Se você quiser saber mais detalhadamente sobre o assunto, o Ministério da Saúde possui um “Caderno de atenção básica”, em que aponta com detalhes as carências de micronutrientes, como a vitamina A, o ferro e o iodo, e suas consequências.

Outro sinal comum de deficiência de vitaminais e minerais é o aparecimento de doenças, como gripes, psroríase, doenças renais crônicas, doenças pediodontais, depressão, câncer, diabetes, asma, cãibras musculares regulares.

Memoriovit: tratamento para corrigir a falta de vitaminas e minerais

Uma das formas mais práticas e rápidas de corrigir a ausência de vitaminas e minerais e, assim, combater os sinais mais comuns dessa deficiência é por meio da suplementação com polivitamínicos e poliminerais. Por isso, recomendamos o Memoriovit, um complemento à sua alimentação que corrige as deficiências de vitaminas e minerais do organismo, estimula os músculos, melhora a absorção de vitaminas e minerais e contribui para o desenvolvimento do sistema imunológico.

Recomenda-se que a pessoa com os sinais comuns de deficiência de vitaminas e minerais ingiram uma cápsula do Memoriovit por dia.

Como se pode ver, a falta de vitaminas e minerais pode gerar sérios problemas de saúde, prejudicando o nosso organismo e o nosso bem-estar. Por isso, é importante que estejamos constantemente em busca de alcançar uma vida mais saudável, cuidando do nosso corpo e da nossa mente. Isso é possível até mesmo para as pessoas que possuem menos tempo na sua agenda, pois elas podem se beneficiar de suplementos vitamínicos e minerais como o Memoriovit, que é uma opção natural e, se tomado adequadamente, não gera nenhum efeito colateral para o corpo.

Quer conhecer outras dicas naturais que podem trazer saúde e muitos benefícios para o seu organismo e para a sua vida? Então, navegue um pouco mais pelo nosso blog e descubra o poder de um superalimento funcional, o óleo de coco; também cinco hábitos diários para aumentar a disposição e muito mais. Clique aqui agora e confira!

Comentários