fbpx

Blog

Óleo de Coco: um superalimento funcional

De tempos em tempos, as pesquisas que envolvem a área nutricional lançam novidades que podem auxiliar aqueles que querem alcançar uma vida mais saudável. Dentre essas inovações, algumas tornam-se polêmicas – foi o caso, por exemplo, do ovo. Durante muito tempo, ele figurou tanto como mocinho quanto como vilão em diversas publicações científicas. Mas hoje ele ostenta uma reputação inabalável, sendo considerado por muitos nutricionistas e pesquisadores da área como um dos alimentos mais completos em nutrientes, perdendo apenas para o leite materno.

Há algum tempo, a figura da vez, envolvendo esse tipo de polêmica, é o óleo de coco. Ele surgiu com a promessa de agregar em sua composição diversos benefícios para a saúde humana. Considerando isso, neste artigo, vamos mostrar os benefícios do Óleo de Coco para nossa saúde, como ele funciona e como utilizá-lo.

Como o Óleo de Coco funciona

O Óleo de Coco é obtido a partir da prensagem do fruto do coco (espécie Cocos nucifera L) e tem como composto principal o ácido láurico – um ácido graxo de cadeia média (responsável pelo fornecimento de energia para o nosso corpo).

Hoje ele é conhecido como um superalimento funcional (pois produz efeitos metabólicos e fisiológicos benéficos à nossa saúde, quando consumido usualmente e aliado a hábitos saudáveis), sendo alvo de diversos estudos, devido às suas propriedades terapêuticas.

De acordo com pesquisas, ao entrar em contato com o nosso sistema digestivo, por meio de uma reação gerada pelo contato com o pH do estômago humano, o óleo de coco transforma-se em monolaurina, componente que tem ação antivirótica, antibacteriana e antifúngica.

Principais benefícios 

O óleo de coco é conhecido como um potente anti-inflamatório e reduz o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (colesterol bom).

Ele também tem ação antitrombótica e age como antioxidante, por meio da sua alta concentração de vitamina E e ácido gálico.

O óleo de coco ficou mundialmente conhecido por ser um importante aliado na modulação de peso. Os triglicerídeos de cadeia média (TCM) presentes nesse óleo aumentam a queima de calorias. Em testes realizados com dietas aliadas ao consumo desse óleo, indivíduos obesos tenderam a emagrecer, e indivíduos muito magros tenderam a ganhar peso.

Ele também é um importante aliado da saúde quando falamos de preparos na culinária: não gera gorduras transgênicas, sendo um substituto para os óleos vegetais poli-insaturados, que contêm ômega-6 e por isso favorecem o aparecimento de processos inflamatórios no nosso organismo. Devido ao óleo de coco manter a relação HDL/colesterol total e não possuir gorduras trans, ele é ideal para se utilizar na culinária, seja cozinhando, assando ou fritando alimentos.

Apesar de todos esses benefícios citados anteriormente, por se tratar de uma gordura, o óleo de coco não deve ser ingerido indiscriminadamente. Ele é, sim, um alimento que possui diversos benefícios, mas deve ser consumido de maneira correta e com uma dieta adequada. Confira abaixo algumas dicas para a utilização desse alimento.

Como utilizar o Óleo de Coco

Como falamos anteriormente, o óleo de coco é um alimento funcional que precisa ser corretamente inserido na nossa dieta diária e também deve ter seu uso aliado a outras práticas saudáveis, afinal, nenhum alimento sozinho fará milagre no nosso organismo. Veja como fazer inseri-lo no seu dia a dia.

A primeira observação importante a se fazer é: se você mantém uma dieta baseada em carboidratos, como macarrão, pães de farinha branca, cookies etc., aliar o óleo de coco a todas as suas refeições não é um caminho indicado, pois seu organismo ficará saturado de calorias, que provavelmente não serão gastas. O melhor seria você fazer uma dieta com baixo consumo de carboidratos e manter seu corpo energizado com o óleo de coco, sempre aliando a tudo a prática de exercícios.

– Óleo de coco para cozinhar: Óleos vegetais poli-insaturados, como, por exemplo, o de soja, milho, girassol e canola, ao serem aquecidos transformam-se em gordura trans. Isso não ocorre com o óleo de coco. Assim, ele pode substituir os outros óleos no preparo da comida. Utilize-o em refogados ou em qualquer outro preparo que precise de uma gordura.

– Óleo de coco na alimentação: Alguns especialistas indicam que sejam consumidas no máximo quatro colheres de óleo de coco por dia. Você pode adicionar uma colher de óleo de coco junto a frutas picadas, como mamão, banana. Você também pode adicionar uma colher de óleo de coco à sua xícara de café pela manhã. Além disso, você pode combiná-lo com shakes ou criar seu próprio molho de salada. Confira duas receitas sugeridas:

Shake de açaí: Uma polpa de açaí, 200 ml de água, uma banana, uma colher de aveia e uma colher de óleo de coco. Bata tudo no liquidificador e tome antes de se exercitar.

Molho para salada: 1/4 de xícara de chá de óleo de coco extravirgem, a mesma quantidade de azeite extravirgem e de vinagre de maçã (ou suco de limão), 1 colher de sopa de água, 1/2 colher de sopa de sal, 1 colher de café de cúrcuma (opcional) e 1 pitada de pimenta-do-reino. Misture todos os ingredientes e seu molho estará pronto. Pode guardá-lo na geladeira. Ele ficará um pouco consistente, mas é só retirá-lo da geladeira uma hora antes do uso.

Óleo de Coco da macrophytus

O Óleo de Coco da Macrophytus tem todos os benefícios que essa gordura do bem poderia oferecer. Ele auxilia no emagrecimento, melhora a imunidade, dá sensação de saciedade, auxilia na flora intestinal, auxilia nas funções de queratina e elasticidade (cabelo, pele e unhas).

Além disso, o óleo de Coco da Macrophytus é naturalmente rico em ácido láurico, é fonte de TCM (triglicerídeo de cadeia média), não contém colesterol, não é hidrogenado, nem refinado, não contém conservantes e é prensado a frio. Ou seja, contém muitos benefícios para se obter uma vida saudável.

Como se pode ver, o óleo de coco possui diversos benefícios para a nossa saúde, sendo um importante aliado, principalmente para quem busca alcançar um corpo ideal. No entanto, devemos sempre estar atentos à quantidade e à forma com que consumimos qualquer tipo de alimento, ainda mais quando falamos em gorduras, mesmo aquelas que fazem bem à saúde.

Gostou dessas dicas de saúde e alimentação? Então, que tal ler um pouco mais sobre o assunto no nosso blog ou na nossa página no Facebook? Lá damos dicas de, por exemplo, como manter o peso depois de emagrecer. Clique e confira!

 

Equipe Macrophytus

Comentários