Hábitos para uma vida saudável

Uma preocupação constante dos profissionais de saúde tem sido o crescimento expressivo de doenças crônicas não transmissíveis no Brasil, como, por exemplo, as doenças cardiovasculares, os cânceres, as doenças respiratórias crônicas, o diabetes entre outras. De acordo com dados do Ministério da Saúde, em 2015, essas doenças foram responsáveis por 51,6% das mortes da população brasileira entre 30 e 69 anos.

Para reverter essa situação, informações sobre hábitos saudáveis têm sido mais divulgadas nos últimos anos. Além disso, muitos produtos naturais são pesquisados e desenvolvidos para servirem como auxiliar no alcance de uma vida saudável, já que para a maioria das pessoas a rotina corrida da vida moderna torna tudo mais custoso.

Considerando isso, neste post apresentaremos dicas de hábitos saudáveis para aqueles que já perceberam que o segredo para a qualidade de vida e a longevidade é uma vida saudável.

O que é um estilo de vida saudável?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estilo de vida é “o conjunto de hábitos e costumes que são influenciados, modificados, encorajados ou inibidos pelo prolongado processo de socialização”. Sendo assim, o estilo de vida são ações que têm grande influência na saúde da população em geral e consequentemente têm influência sobre a qualidade de vida dos indivíduos.

Estudos e pesquisas desenvolvidas nos últimos anos têm apontado que o estilo de vida moderno é marcado pela urbanização, por muitas horas de trabalho, por poucas horas de sono, pelo sedentarismo, pela má alimentação – que é caracterizada principalmente pelo excessivo consumo de produtos industrializados – etc. Ou seja, o estilo de vida moderno vai na contramão de uma vida benéfica.

Então, o que é um estilo de vida saudável? De acordo com estudos publicados na Revista da Universidade de São Paulo (USP), existe um consenso sobre quais são os fatores que determinam se um indivíduo possui ou não uma vida saudável. Entre eles, os principais indicadores são: uma alimentação balanceada, prática de exercícios físicos regulares, evitar o uso de álcool e fumo, manter o controle do peso, do colesterol e da pressão arterial, ter repouso adequado e possuir um equilíbrio psicológico.

Hábitos saudáveis para uma vida com mais disposição

Considerando que a sociedade moderna precisa aprimorar seu estilo de vida e baseados em artigos científicos sobre como alcançar uma vida saudável, elencamos aqui quais são os hábitos que devem ser assumidos para que possamos alcançar um estilo de vida considerado ideal. Todos estes hábitos que apontaremos desempenham um papel significativo na promoção da saúde e na prevenção de doenças. Confira!

Hábito 1: Prática de atividade física

A atividade física é fundamental em nossa vida, porque previne diversas doenças, reforça os ossos, deixa o corpo e a mente mais ativos, reduz o stresse etc. Para ter hábitos saudáveis podemos praticar exercícios simples, como, andar a pé, subir e descer escadas, andar de bicicleta, praticar esportes, correr, entre outros.

Hábito 2: Hábitos alimentares

Entre os hábitos alimentares saudáveis, podemos destacar: aumentar o consumo de frutas e vegetais, evitar doces e gorduras, beber uma média de dois litros de água por dia, reduzir o consumo de sal, mastigar bem os alimentos, evitar refrigerantes e sucos industrializados, consumir moderadamente leite e seus derivados, manter um peso saudável.

Hábito 3: Prevenção da osteoporose e outras doenças degenerativas

A osteoporose é a perda acelerada da massa óssea e afeta em média 10 milhões de pessoas no Brasil. Existem diversas ações a serem adotadas para preveni-la e assim termos uma vida longeva e feliz, dentre as quais podemos destacar: seguir uma dieta balanceada e rica em cálcio e vitamina D. O cálcio pode ser encontrado nos vegetais folhosos verde-escuro, ameixa seca, ovos, leite e derivados; e a vitamina D pode ser encontrada no ovo, no salmão e outros peixes, nos cogumelos, no fígado de boi etc.

Saiba mais sobre como prevenir a osteoporose clicando aqui.

Hábito 4: Restrição ou não uso de fumo e álcool

O excesso de consumo de álcool e cigarro causam diversos males para nossa saúde, principalmente para o coração. A bebida alcóolica e o tabagismo estão diretamente ligados ao aparecimento de doenças cardiovasculares. Ou seja, cortar ou ao menos reduzir o consumo de ambos diminui muito as chances da pessoa ter um infarto ou um AVC.

Hábito 5: Bom relacionamento familiar e entre amigos

Manter bons relacionamentos afetivos diminui a chance de a pessoa desenvolver depressão e outras doenças relacionadas. Além disso, pesquisas desenvolvidas na Harvard Medical School, demonstram que pessoas que mantêm relacionamentos afetuosos e de apoio mútuo são mais felizes.

Hábito 6: Controle do estresse e visão otimista da vida

Manter o estresse sobre controle e ter uma visão otimista sobre as variantes da vida também são importantes para promover a nossa saúde e bem-estar, já que os fatores psicológicos agem diretamente sobre o nosso organismo. Além disso, elevados níveis de estresse podem aumentar a pressão arterial e desenvolver depressão.

Bônus: Diatrax T – Encontrando auxílio nos produtos nutracêuticos

Como dissemos anteriormente, existem opções farmacológicas naturais para auxiliar aqueles que estão em busca de um estilo de vida mais saudável. Essas opções são os produtos nutracêuticos. Dentre eles, destacamos hoje o Diatrax-T.

O Diatrax-T tem como principal composto a espécie Lepidium Meyenii, conhecida popularmente como maca peruana. Essa planta tem registro de usos milenares, desde o Império Inca, em que era considerada um alimento nobre, sendo utilizada para dar vitalidade e força física aos guerreiros. Atualmente, ela é utilizada também nas comunidades rurais peruanas, pois tem elevado valor nutritivo, além de aumentar a fertilidade.

O Diatrax-T, serve como estimulante sexual, precursor hormonal, estímulo à fertilidade, força muscular, aumento da energia, relaxante muscular, fortalece o coração, previne o diabetes, aumenta a imunidade, evita anemia e osteoporose e possui também efeito emagrecedor. Além disso, é baseado em uma fórmula natural e antiga de busca pela saúde e bem estar.

Neste artigo, você pode conhecer quais são os hábitos que podem ser adotados de agora em diante para que você tenha uma vida saudável. O mais interessante disso tudo, é que estudos têm demonstrado que com apenas 10 dias de mudança de hábitos já é possível notar mudanças na sua saúde e mais disposição.

Então que tal colocar essas mudanças em prática e depois contar para a gente nos comentários os efeitos que você sentiu?

Saiba que além dessas dicas você pode encontrar muito mais informações sobre saúde e bem estar aqui no nosso blog, navegue e descubra.

Comentários