fbpx

Blog

Cabelos, pele e unhas bonitas o ano todo

A nossa saúde e beleza são afetadas tanto por fatores internos, como, por exemplo, genética, alimentação e estresse, quanto por fatores externos, como o clima e as mudanças de estação. Estes afetam o nosso corpo de maneira diferenciada. Assim, a depender da estação do ano, precisamos adotar cuidados específicos com o nosso cabelo, pele e unhas.

Durante o inverno, a estação mais fria do ano, as cidades brasileiras possuem dias mais secos, devido a menores índices de umidade no ar. Na primavera, a incidência de raios ultravioletas é maior, e isso exige maiores cuidados com a pele. No verão, além dos problemas com o sol, a estação exige cuidados com a hidratação. Já o outono exige cuidados variados, pois é uma estação conhecida pelas oscilações de temperatura e clima.

Considerando isso, neste post mostraremos os cuidados que você pode adotar para estar sempre bonita, com cabelos bem cuidados e unhas bonitas. Além disso, daremos dicas de cuidado com a pele. Continue a leitura e saiba como cuidar do seu corpo o ano todo.

Dicas para cabelos bem cuidados

Os cabelos podem sofrer agressões tanto no clima mais frio, que gera ressecamento dos fios, quanto no clima mais quente, que aumenta a oleosidade. Veja algumas dicas para evitar esses problemas:

1 – Procure utilizar produtos específicos para o seu tipo de cabelo. Cabelos crespos precisam de mais hidratação; já cabelos lisos costumam ficar com a aparência oleosa se receberem certos tipos de tratamento.

2 – Evite lavar os cabelos com água excessivamente quente – prefira água fria. O motivo? A água quente resseca o cabelo e abre as cutículas, criando uma aparência de descamação no fio.

3 – Se você é adepta do secador, utilize sempre um protetor térmico antes de secá-los. Também evite aproximar demais o secador do fio, indica-se uma distância de 15 cm.

4 – Durante as épocas mais secas do ano, invista mais em hidratações. Recomenda-se que elas sejam feitas uma vez na semana ou pelo menos a cada 15 dias.

5 – Nos dias mais quentes, proteja os fios do cabelo do sol. Isso pode ser feito tanto pelo uso de séruns ou finalizadores com protetor solar quanto por protetores solares específicos para cabelo (hoje existem versões em spray, que são fáceis de aplicar, mas cuidado para não exagerar na quantidade e deixar o cabelo oleoso).

6- Mantenha-se sempre hidratada, pois a água é um importante componente para manter cabelos, pele e unhas saudáveis.

Dicas de cuidado com a pele

A pele é um órgão que sente mais intensamente as mudanças climáticas. Ela pode ficar ressecada tanto nos meses mais quanto nos frios. Aliados às condições climáticas, estão nossos hábitos diários que intensificam o ressecamento – por exemplo, o banho em água quente. Confira alguns cuidados com a pele:

1 – Hidratação é o principal segredo para uma pele bonita. E aqui falamos da hidratação por meio da ingestão de água e da hidratação por meio de cremes aplicados sobre a pele. Mesmo as peles oleosas precisam de hidratação, mas com produtos específicos para esse tipo.

2 – Não menos importante, para se ter uma pele bonita, sem manchas e sem marcas de expressão, o uso constante do protetor solar é fundamental. Além de te deixar mais bonita, evita o aparecimento do câncer de pele, muito comum no Brasil.

3 – A higienização da pele do rosto pelo menos duas vezes ao dia e com produtos específicos para a área ajudam a evitar acnes e problemas de oleosidade excessiva. Além disso, promova uma esfoliação facial e corporal uma vez por semana; isso deixará sua pele renovada e macia.

Como ter unhas bonitas

Em geral, as unhas começam a apresentar problemas devido ao ressecamento. Unhas saudáveis devem conter em média pelo menos 18% de água e, por isso, é importante combater o ressecamento, principalmente nas épocas mais secas do ano, como o inverno. Confira abaixo alguns cuidados.

1 – Primeiro, vamos falar daqueles cuidados que você deve ter com suas unhas em qualquer época do ano. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, não é necessário fazer as unhas no salão semanalmente para se ter unhas bonitas. Para isso, basta mantê-las sempre cortadas e lixadas. Outros cuidados são evitar batidas para que elas não quebrem e hidratar as cutículas, para evitar aquela aparência ressecada. Isso pode ser feito com cremes especiais ou com óleos, como o de amêndoas.

2 – Também é interessante proteger as unhas na hora de lavar a roupa ou a louça, porque os produtos químicos podem ressecá-las, gerando desidratação e as deixando mais quebradiças.

3 – Outra dica para manter a unha saudável e bonita é hidratá-la com cosméticos específicos para essa função. Se mesmo assim suas unhas continuarem ressecadas, você pode utilizar um esmalte fortalecedor. Além disso, sempre hidrate as mãos e os pés antes de dormir, para melhorar a aparência de ambos.

4 – Por último, mantenha uma alimentação saudável. Esse é o segredo para manter tanto as unhas, quanto a pele e os cabelos saudáveis. Invista numa alimentação rica em vitaminas, proteínas e cálcio para ter unhas bonitas e fortes.

Cuidados especiais para cabelo, pele e unhas

Durante o ano, devido ao estresse e às perdas de nutrientes, nosso corpo tende a perder as propriedades que o mantém saudável. Por isso, cabelo, pele e unhas tendem a se desgastar e perder a aparência de saúde e beleza. Uma das formas de suprir essas carências do nosso organismo é o consumo de nutracêuticos, como, por exemplo, o Macrovit.

O Macrovit da Macrophytus oferece nutrientes que manterão seu cabelo, pele e unhas sempre saudáveis e bonitos, pois é fonte de queratina, vitaminas e sais minerais. Ele restaura o bulbo capilar, fortalece as unhas e melhora a elasticidade da pele. Macrovit é uma maneira natural, eficaz e prática de manter a saúde e a beleza do seu corpo durante todo o ano.

Como se pode perceber, é possível, sim, manter os cabelos bem cuidados, as unhas bonitas e adotar cuidados com a pele para se manter bonita o ano todo e isso exige atitudes simples, mas constantes, de beleza e de saúde.

Por falar em saúde, você quer saber maneiras de se manter saudável e mais disposta? Então, sugerimos a leitura do nosso artigo “Cinco hábitos diários para aumentar a disposição”. Confira agora mesmo!

Se você quer mais dicas de saúde, clique aqui e conheça o nosso blog e as nossas redes sociais.

Comentários