fbpx

Blog

Betacaroteno: qual a função e para que serve?

O betacaroteno é apenas um dos mais de 600 carotenoides encontrados nas plantas ao redor do mundo. Cerca da metade deles são grande fonte de vitamina A, por essa razão são também conhecidos como provitamina A. Após passar por uma conversão no organismo, o betacaroteno é, entre todos, o que apresenta maior nível dessa vitamina.

No post de hoje, vamos falar sobre os benefícios do betacaroteno para a sua saúde, qual a função desse carotenoide para corpo e para que é indicado. Além disso, falaremos de alguns alimentos ricos dessa substância e do suplemento da Macrophytus, ideal principalmente para quem tem uma rotina agitada e não consegue praticar uma alimentação balanceada.

Continue a leitura e saiba mais!

O Betacaroteno da Macrophytus

Muito conhecido por suas propriedades antioxidantes que favorecem a neutralização dos radicais livres, o betacaroteno marca presença também no mercado de suplementação alimentar, ajudando a desenvolver a imunidade em pessoas que, por diversas razões, não ingerem a quantidade suficiente de alimentos que contêm a substância.

A composição do Betacaroteno em cápsulas da Macrophytus é à base de cenoura, alimento mundialmente conhecido como um potente antioxidante natural e um dos mais ricos em betacaroteno. A cenoura também é rica em fibras, potássio, fósforo, sódio e em vitaminas A, B2, b3 e C. A rica composição da cenoura justifica o seu crescente uso em medicamentos e cosméticos, como bronzeadores e rejuvenescedores.

Caso você não cozinhe ou tenha uma rotina fora de casa, pode ingerir betacaroteno por meio de compostos especializados, como o Betacaroteno em cápsulas da Macrophytus, com 60 cápsulas, suficientes para duas ingestões diárias durante um mês.

As principais características do nosso Betacaroteno em cápsulas da Macrophytus são: potente antioxidante e protetor celular; estimulante do sistema imunológico; auxiliador da renovação da pele marcada pelo envelhecimento ou por queimaduras; estimulante da fertilidade masculina e feminina; protetor das membranas celulares contra o ataque de radicais livres, entre outros.

Qual a função do betacaroteno e para que serve?

Quando o organismo está suficientemente nutrido de betacaroteno, as células são protegidas dos efeitos nocivos dos radicais livres, moléculas instáveis que, em excesso, prejudicam as células sadias, oxidando-as. Quando isso ocorre, a membrana e a estrutura das células são danificadas, podendo, em casos extremos, causar a morte das células, o que gera, por sua vez, o envelhecimento precoce, surgimento de rugas, linhas de expressão e flacidez.

O betacaroteno ajuda no desempenho do sistema imunológico ativando o timo, glândula que coopera na regulação da defesa imunológica do organismo e que é fundamental para a proteção do corpo, já que permite o combate a infecções e vírus, bem como células cancerosas.

Somados aos benefícios listados acima, o betacaroteno favorece ainda a saúde cardiovascular, previne o câncer e o diabetes, combate ao estresse oxidativo, ajuda o desempenho mental, ajuda no tratamento de problemas respiratórios, estimula o crescimento dos cabelos e contribui para uma pele bonita e saudável.

Alimentos ricos em betacaroteno

Além da cenoura, outros vegetais e frutas que são ricos em betacaroteno podem ser identificados pela cor vermelha, amarela, laranja, púrpura ou verde-escuro – é o caso da abóbora, da beterraba, do espinafre, da manga, do damasco e da batata-doce. Se você quiser garantir a presença desse rico carotenoide no seu organismo, inclua pelo menos um desses alimentos nas suas refeições do dia.

Você tem uma alimentação rica em betacaroteno? Se não, razões não faltam para você inserir essa substância na sua alimentação hoje mesmo!

Para mais conteúdo como este, acompanhe o nosso blog e a nossa Página no Facebook. Até o próximo post!

Comentários