fbpx

Blog

Nutracêuticos: dicas para ter a sua própria marca

O nosso corpo para sempre sentirá falta de determinadas substâncias que estão presentes nos alimentos que nós, por diversas razões, não ingerimos ou ingerimos em pouca quantidade. O modo de vida atual tem gerado não poucos problemas para a saúde das pessoas. Cada vez mais envolvidos em rotinas agitadas, estamos sempre cometendo prejuízos na alimentação, que, pela rapidez e praticidade, tende a ser mais industrializada.

Nesse contexto preocupante em que os nutrientes estão mais ausentes de nossas alimentações do que nunca, empresas da área da saúde têm se interessado em oferecer produtos nutracêuticos com o intuito de reparar ou evitar danos no organismo.

Se você está neste ramo ou pretende se iniciar nele, acompanhe o nosso post de hoje e confira dicas de como ter a sua própria marca de nutracêuticos.

Contrate uma empresa de private label

As empresas de private label (que em português significa “etiqueta privada”) são o típico modelo de produção moderna de produtos em larga escala. Tratam-se de um serviço terceirizado de confecção que realiza o trabalho que a marca teria de fazer com seus próprios meios.

As empresas de private label cooperam com a empresa que não possui, por exemplo, um setor fabril em suas instalações. O fato de não possuir um maquinário não é problema para marcas que terceirizam suas produções, pois é uma forma de manter o foco no desenvolvimento dos produtos, no marketing e nas vendas.

O private label surgiu nos Estados Unidos há, em média, um século. Em terras brasileiras, esse modo de produção ganhou força por volta de 1990 e, especialmente na última década, tem orientado a escolha de grandes empresas como as de setor de departamento. É o caso de lojas de eletrodomésticos, como Magazine Luiza, Casas Bahia, Americanas e outras. Também não fica de fora o setor de moda, como as lojas Renner e C&A, por exemplo.

A terceirização da produção é vantajosa para quem pretende começar um negócio e não possui a infraestrutura ou conhecimento necessário para fabricar os produtos. Seja qual for o ramo, empresas de private label irão auxiliar o negócio integrando as lojas, gerando agilidade na produção e nas tomadas de decisão, reduzirão o investimento em equipamentos e, principalmente, criarão maior competitividade no mercado e maior lucratividade.

Além dessas vantagens, a terceirização contratada poupa a empresa contratante da burocracia que seria enfrentada para poder produzir seus próprios produtos.

Empresas de varejo são muito beneficiadas com esse modelo de trabalho porque, devido à amplitude do negócio, podem optar por “centralizar suas forças” em outros setores da empresa que não o de produção. Uma vez que a produção está nas mãos de uma empresa capacitada, a marca estará “livre”, digamos assim, para se preocupar com outras questões no negócio, como as vendas, as negociações com fornecedores, o marketing etc. É que o fazem as empresas que citamos acima.

A seguir, confira algumas dicas para criar a sua própria marca de Nutracêuticos.

Defina a marca a ser utilizada

A força de uma marca depende muito da visão do empreendedor e do quanto ele está disposto a fazer por ela. Informação, estudo de mercado e cuidado com a imagem, por exemplo, são três fatores importantíssimos para o sucesso do negócio.

Definir a marca a ser utilizada no seu negócio de nutracêuticos também tem a ver com a mensagem que você quer passar à saúde das pessoas. Portanto, ao escolher a empresa terceirizada para confecção dos produtos, verifique se ela corresponderá à identidade e aos objetivos da sua marca.

É importante conferir se a empresa contratada seguirá os padrões da legislação na confecção dos produtos, se ela possui uma estrutura adequada para a confecção dos nutracêuticos e se tem eficiência, atualização e inovação em seu modo de produção.

Vale mencionar também que, antes de criar a sua marca e dispender dinheiro com ela, você deve ter clareza sobre o público que quer atingir e, antes de mais nada, investigar se ela já não está registrada.

Defina o produto ideal para o seu público

Como dissemos na introdução deste artigo, o modo de vida das pessoas hoje em dia cria um cenário propício para o mercado de nutracêuticos. Porém, é preciso saber qual é e como desenvolver o produto ideal para o seu público, para que você não perca tempo nem dinheiro vendo o que funciona ou não.

Um exemplo de uma marca que conhece o produto ideal para o seu público é a multinacional Herbalife. Focada em nutrição e controle de peso, a marca norte-americana soube criar o seu público e fornecer a ele o tipo de produto perfeito. Para o seu negócio, esteja ele há muitos anos no mercado ou iniciando agora, a regra de ouro é: estabeleça seu público e forneça o tipo de produto ideal para ele.

Para isso, faça pesquisas, estude o cenário da saúde e da alimentação na sua cidade e no seu estado. Depois, se desejar ampliar o negócio, estude os casos em escala nacional e invista, aos poucos, em uma linha completa.

Implemente aos poucos uma linha completa

A ampliação da marca é o sonho de muitos empresários. Mas os casos de sucesso de muitas marcas importantes, por incrível que pareça, não se deu da noite para o dia. É o caso da já citada Herbalife. Na década de 1980, o seu criador, Mark Hughes, vendia os produtos da marca porta-malas do seu carro.

O que o motivou para a criação da marca foi a saúde de sua mãe, que tinha dificuldades de perder peso. Segundo ele, a morte repentina dela foi causada por distúrbios alimentares e má condução na sua perda de peso. De lá para cá, a ideologia que sustenta a marca (“Tornando o mundo mais saudável e mais feliz”) é a promessa que impulsiona o público.

Como no caso de Mark Hughes, caso você deseje ampliar sua linha de nutracêuticos, comece testando seu produto em pequenos lotes. Teste-os e promova-os em sua cidade e, de acordo com a recepção, invista em novos produtos com a sua marca própria em sua loja. Nesse ponto, vale a divulgação nas redes sociais e demais canais de divulgação que a sua empresa tiver.

Conforme a receptividade e a popularização dos seus produtos, você pode apostar em quantidades maiores.

Gostou das dicas? Caso queira iniciar, otimizar ou ampliar seu negócio de nutracêuticos, acompanhe o nosso blog e a nossa Página no Facebook para ter mais informações. Até o próximo post!

Comentários