Pele saudável e bonita

A pele é o nosso maior órgão e, por estar constantemente exposta, ela sofre diariamente as agressões externas do meio ambiente. Além disso, ela reflete a saúde do nosso corpo. Então, diante de todas essas oscilações, como podemos manter nossa pele bonita? A resposta para isso é muito simples, uma pele bonita depende principalmente de uma pele saudável.

Para te auxiliar com os cuidados da sua pele, mostraremos neste post como ter uma pele bonita em todas as estações do ano. Para isso, devemos cuidar do nosso maior órgão, deixando-o saudável, por exemplo, com o uso do betacaroteno. Confira abaixo essa e outras dicas para sua pele.

Dica 1: Betacaroteno para ter uma pele mais bonita

Devido às suas propriedades, o betacaroteno é um importante aliado para garantir uma pele saudável e bonita.

O que é o betacaroteno e como ele auxilia na saúde da pele e do corpo?

O betacaroteno é um carotenoide com potente função antioxidante, que desempenha ações importantes no nosso organismo, sendo essencial para a saúde. Primordialmente, esse carotenoide desempenha dois papéis: o de antioxidante e o de fornecedor de vitamina A. Como antioxidante, ele protege as células do nosso corpo contra a ação de radicais livres, isso ajuda a prevenir o envelhecimento das nossas células e da nossa pele. Quando transformado em vitamina A, no nosso organismo, o betacaroteno auxilia no aumento da elasticidade da pele e na formação da melanina, além, é claro, de proporcionar uma potencialização no sistema imunológico.

A curto prazo, o betacaroteno ajuda a manter a pele bonita e saudável mesmo quando estamos expostos ao sol, por exemplo, durante o bronzeamento do verão. A longo prazo, ele serve como prevenção contra doenças crônicas.

Ou seja, o betacaroteno é um potente antioxidante e protetor celular, estimula o sistema imunológico, ajudando a manter os níveis de anticorpos elevados; auxilia na renovação da pele envelhecida e com queimaduras; melhora a fertilidade em ambos os sexos; aumenta a oxigenação das células; tem função anticoagulante e vasodilatadora das artérias; e protege as membranas celulares do ataque de radicais livres.

Onde encontrar o betacaroteno?

O betacaroteno pode ser encontrado tanto nos alimentos quanto em cápsulas nutracêuticas. No formato de cápsulas, tem-se garantia de praticidade e também a dosagem diária ideal (Confira aqui). Já quando falamos em alimentos, o principal legume em que o betacaroteno pode ser encontrado é na cenoura. Um exemplo disso é que 100g de cenoura possui quatro vezes a quantidade de betacaroteno recomendado para o dia. Além da cenoura, podemos encontrar esse antioxidante na abóbora, na batata-doce, no caqui, na couve, no damasco, no espinafre, na goiaba, no mamão, na manga, no melão, na melancia, no pimentão vermelho, na tangerina, entre outros.

O betacaroteno também é indicado para quem quer ter unhas e cabelos mais bonitos. Clique aqui e conheça quais são os nutrientes corretos para manter pele, cabelo e unhas mais bonitas o ano todo.

Dica 2: Beber água constantemente

A falta de água no nosso corpo pode gerar diversos malefícios como fadiga, problemas nos rins, intestino preso etc. Por isso ela é tão essencial para a vida humana, tendo diversos benefícios principalmente para a nossa pele. A ingestão de água é essencial para a pele, pois diminui o ressecamento do órgão, disfarça rugas, diminui a celulite, previne inchaços, previne também o envelhecimento precoce e garante boa aparência.

Dica 3: Uso de protetor solar

O uso do protetor solar serve tanto para garantir uma pele bonita quanto uma pele saudável. Este último deve-se ao fato de que o protetor solar protege contra os raios ultravioletas que podem causar queimaduras na pele e também o aparecimento de câncer. Além disso, ele evita o envelhecimento da pele e o aparecimento de manchas tanto no rosto quanto no corpo, já que ambos podem ser causados pela exposição ao sol.

Dica 4: Evitar banho quente e o uso de buchas

A água quente, as buchas e o uso excessivo de sabonete tiram a gordura natural da pele, e é essa gordura que ajuda a protegê-la. O uso excessivo desses três itens pode causar ressecamento, criar rachaduras e escamas na pele. Isso pode favorecer a penetração de organismos que fazem mal para a saúde. A primeira dica é evitar o uso de água quente. No entanto, se você é daqueles que não abre mão desse conforto, permaneça o mínimo possível debaixo do chuveiro durante o banho. Diminua também o uso de buchas e sabonetes para ter uma pele mais saudável.

Dica 5: Hidratar a pele

Hidratar a pele não é apenas um ato que envolve a estética, mas é uma questão de saúde, pois a hidratação serve como uma proteção para evitar a entrada de micro-organismos em nosso corpo por meio da pele. As partes do nosso corpo que mais exigem hidratação são aquelas que possuem menos pelos e são mais enrugadas, como, por exemplo, os cotovelos e os joelhos. A hidratação diária pode garantir uma pele bonita constantemente, por isso não economize neste item.

Dica 6: Esfoliação

A esfoliação da pele elimina as células mortas, trazendo renovação. Com a esfoliação a pele fica mais macia e pronta para receber uma hidratação. Outro benefício é que a esfoliação ajuda a diminuir a aparência de marcas na pele, como acnes, por exemplo. Para a pele masculina, por ser mais grossa que a feminina, a esfoliação é importante para diminuir a camada córnea e assim deixar o bronzeado mais uniforme.

Como você pode perceber, o cuidado com a saúde da pele é essencial para que ela permaneça sempre bonita. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, manter uma pele bonita não é um privilégio para poucos, mas pode ser alcançado por todos nós. Para tanto, basta seguirmos as dicas que citamos acima e sempre cuidar da saúde do nosso corpo.

Se você curtiu essas dicas, que tal compartilhar este post com seus amigos para que eles também conheçam os benefícios do betacaroteno e outras opções saudáveis e naturais de cuidar da saúde?

Conheça também nossa página no Facebook e visite nosso blog.  Lá você vai encontrar mais dicas para cuidar do corpo e da mente.

Comentários