Liberte seu intestino: Cinco dicas para ter o trânsito intestinal a todo vapor

A constipação, também conhecida como intestino preso, é a dificuldade de evacuar. Isso pode acontecer por diversos motivos, como, por exemplo, devido a doenças. No entanto, em geral, a prisão de ventre está relacionada à má alimentação. Quando se trata da saúde do nosso corpo, devemos ter em mente que manter o intestino saudável é essencial, pois quando a flora intestinal está prejudicada, micróbios maléficos podem se proliferar e gerar doenças no nosso organismo.

Sabemos que manter o intestino em pleno funcionamento pode se tornar uma batalha diária para algumas pessoas, principalmente para mulheres e idosos. Por isso, neste post daremos cinco dicas para manter a saúde intestinal.

Dica 1: Água, sua maior aliada

A água é utilizada para diversas funções do nosso corpo, principalmente para a formação do bolo fecal. No entanto, se não há água o bastante para as funções do organismo, o corpo “empresta” a água que está no intestino, por isso muitas vezes acontece o ressecamento das fezes. Devido a isso, precisamos ingerir em média dois litros de água por dia, pois ela facilita o tráfego intestinal.

Dica 2: Fibra, ela faz tudo acontecer

Muitos estudos já demonstram que a ingestão de fibras não somente auxilia no bom funcionamento do organismo e nos casos de problemas gastrointestinais, como também podem combater doenças, como, por exemplo, doença arterial coronariana, acidente vascular cerebral, hipertensão arterial, diabetes melito, entre outras.

As fibras podem ser encontradas em grande parte dos alimentos naturais (confira abaixo a lista de alimentos). Embora atualmente também existam opções farmacêuticas. A principal função da fibra é formar o bolo fecal, essencial para o processo de eliminação das toxinas do organismo.

Dica 3: Alimentos aliados do intestino saudável e alimentos que podem travá-lo

A alimentação adequada é uma aliada para a manutenção de um intestino saudável, porque nela encontramos fibras e substâncias que ajudam no trânsito intestinal.

Alguns dos alimentos que ajudam no trânsito intestinal são:

– mamão, ameixa e frutas em geral (e sempre que possível devem ser ingeridas com a casca, como a maçã, ou com o bagaço, como a laranja);

– legumes e verduras;

– grão de bico;

– cereais integrais (no caso dos cereais integrais é importante ingerir uma quantidade maior de água, ou teremos o efeito contrário ao desejado).

Os alimentos que podem prender o intestino são:

– macarrão e outros carboidratos industrializados;

– arroz;

– outras massas não integrais, porque são pobres em fibras;

– produtos industrializados, como refrigerantes etc.

Dica 4: Atividade física

Praticar exercícios ajuda nas funções do organismo de maneira geral, pois faz com que ele funcione melhor. Para isso, pratique atividades como caminhadas, corridas e natação. Elas ajudarão a “expulsar” o bolo fecal do organismo.

Dica 5: Produtos naturais que podem ajudar

Existem no mercado produtos naturais de origem nutracêutica que podem auxiliar no combate à constipação. Entre eles, citamos o Zodak. Ele possui na sua fórmula componentes que geram uma boa saúde intestinal, como a presença de fibras e do Psylium, um componente fitoterápico com função laxativa.

Como você pode perceber, a manutenção de um intestino saudável exige a adoção de atitudes diárias, que também contribuem para a saúde em geral. Se você quer descobrir outras dicas de saúde, continue a leitura dos artigos do nosso blog, clicando aqui.

 

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