fbpx

Blog

Corpo em forma o ano todo

Foi-se o tempo em que corpo em forma era uma pedida só do verão. Cada vez mais as pessoas têm se conscientizado da importância de se cuidarem o ano todo. Além da estética e do bem-estar, a saúde é hoje motivo de preocupação para muitas pessoas que buscam associar beleza aos hábitos saudáveis no dia a dia.

No post de hoje, iremos dar algumas dicas para você manter o corpo em forma o ano todo e fugir da ideia de que precisa mudar seus hábitos alimentares apenas numa estação do ano. Falaremos também sobre as vantagens de uma bebida muito consumida nos últimos anos: o green coffee, ou café verde.

Você sabia que, além de ajudar no emagrecimento, as substâncias do café verde são potentes antioxidantes, anticancerígenas, antivirais e antidiabéticas? Razões não faltam para você conhecer e, com o aval do seu médico, incluir na sua dieta essa bebida do bem.

Como o café atua no corpo e quais os seus benefícios

Além de contribuir para a concentração, a memória e o aumento da atenção, as ações do café alcançam situações mais sérias. Um estudo realizado em 2009 por E. Lopez-Garcia, intitulado “Coffee consumption and risk of stroke in women”, comprovou a redução de 20% no risco de acidente vascular cerebral (AVC) entre consumidores de café. Estudos também observam a diminuição da mortalidade por doenças cardiovasculares entre consumidores moderados de café.

Mas é preciso fazer uma ressalva. Por ser um termogênico – isto é, age aumentando a temperatura corporal e o gasto energético, o que auxilia na redução de peso corporal – o café é contraindicado para gestantes, pessoas que possuem hipertensão, ansiedade, gastrite crônica, úlceras, insônia e arritmias cardíacas. É preciso, seja qual for o seu caso, procurar um médico especializado para assegurar a ingestão da bebida.

O café verde

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o café verde não é um tipo de café diferente daquele tradicional que conhecemos. O café verde nada mais é do que o grão em seu estado in natura, sem a torrefação pela qual passa a versão mais conhecida. O café que conhecemos passa por um alto aquecimento, tornando-se “torrado”; daí vem a sua cor escura.

O green coffee, por não passar pelo processo de torrefação, mantém intactas algumas de suas propriedades, como, por exemplo, o ácido clorogênico, principal responsável pela queima de gordura e pelo controle da glicemia após as refeições.

Outra característica dos grãos verdes é a menor quantidade de cafeína em relação ao café torrado, o que faz dele uma boa alternativa para aquelas pessoas que não podem lidar com os efeitos colaterais do café preto.

O café verde e o emagrecimento

Por não passar pelo processo de torrefação, o café verde não apresenta um sabor agradável ao paladar e não é o tipo de bebida que dá água na boca, como acontece com o café preto. Por isso, é inviável moer o grão e disponibilizá-lo puro ao mercado. A saída encontrada para isso é a transformação do grão em pó ou em cápsulas, que podem ser facilmente ingeridos com um copo de água.

Atualmente, empresas especializadas têm disponibilizado no mercado cápsulas de café verde para o propósito do emagrecimento ou para manter o peso após emagrecer, com consideráveis índices de cafeína e ácido clorogênico, induzindo o metabolismo a queimar gordura mais rapidamente. Esses produtos nivelam os níveis de glicose, atuam como antioxidante e auxiliam na perda de peso.

De acordo com uma uma matéria publicada pelo G1, um estudo apresentado em 2012 na reunião da Sociedade Americana de Química identificou que o café verde pode ser usado como um complexo nutricional e que, apesar de existirem no mercado diversas opções de remédios para emagrecimento, eles possuem baixa eficácia e alta tendência para efeitos colaterais, o que dispensa qualquer benefício no âmbito do emagrecimento. O estudo ressalta as vantagens do café, “neutro, seguro, eficaz e de baixo custo”, como a alternativa mais indicada para a perda de peso.

Hábitos eficazes para manter o corpo em forma o ano todo

Embora o café verde seja uma fonte de substâncias ativas para o emagrecimento, ele otimizará os resultados se for associado a uma dieta equilibrada e a uma rotina de exercícios físicos. Por isso, invista mais em alimentos orgânicos e menos em industrializados, beba muita água e siga à risca um plano de exercícios físicos, seja numa academia, seja com caminhadas ou pedaladas.

Como podemos te ajudar no emagrecimento? Além do café verde, a Macrophytus desenvolve outros suplementos nutricionais, como o Clorella, que ajuda no tratamento da obesidade, redução de colesterol e triglicerídeos, e o L-carnitina, indicado para ganho de massa muscular.

Acompanhe o nosso blog e a nossa Página no Facebook para acesso periódico aos nossos conteúdos. Até o próximo post!

Comentários