fbpx

Blog

Evite desgaste na cartilagem, usando Colágeno da Macrophytus!

O que é colágeno?

Ele é a proteína mais abundante do corpo e funciona como uma espécie de tijolo na construção de diversos tecidos: ossos, dentes, tendões, músculos e pele. O problema é que, com o passar do tempo, sua fabricação natural diminui. O colágeno é uma proteína composta por 3.000 aminoácidos dispostos em três correntes moleculares entrelaçadas, formando uma espécie de hélice tripla flexível e robusta. Ele tem inúmeros atributos: deixa a pele resistente e elástica, reforça ligamentos que unem os músculos aos ossos e sustenta os órgãos internos. Ossos e dentes são feitos pela adição de minerais à matriz de colágeno, e 75% da pele é colágeno.

Tipos de Colágeno

Colágeno tipo I

É o mais abundante e é encontrado na pele, tendões, ossos e dentes. Apresenta-se sob a forma de fibras grossas, sendo o mais resistente a tensões.

Colágeno tipo II

É encontrado nas cartilagens. Associa-se a outras células da matriz extracelular, ligando-se fortemente à água, por exemplo. Ele funciona como uma esponja, cedendo água quando pressionado e voltando à forma primitiva quando a pressão cessa. Funciona como uma espécie de mola, que permite ao joelho, por exemplo, aguentar o peso do corpo.

Colágeno tipo III

É comumente encontrado nas artérias, no músculo dos intestinos e do útero e em órgãos como o fígado, o baço e os rins. As fibras deste tipo de colágeno apresentam certa elasticidade, e por isto são sempre encontradas em órgãos de forma variável.

Colágeno tipo IV

É formado por moléculas de colágeno que não se associam em fibrilas. Elas se prendem umas nas outras pelas extremidades e formam uma rede semelhante a uma tela de arame. Ao se associar a moléculas não fibrosas da matriz extracelular, formam uma membrana que age como um filtro.

Benefícios do Colágeno

A família do colágeno representa cerca de 35% do total de proteínas em nosso corpo. Na pele, essas proteínas são formadas principalmente por colágeno tipo I (85%) e III (15%), que ajudam a manter a pele hidratada, elástica e resistente. Já para as articulações e tecidos, o colágeno tipo II é o mais indicado, e auxilia na adesão das estruturas.

  • Contribui com a melhora da saúde da pele

A proteína tem como função fortalecer, hidratar e promover elasticidade na pele. A produção de colágeno diminui a partir dos 30 anos, por isso é necessário ingerir alimentos e suplementos que contenham a substância, ajudando a retardar o envelhecimento da pele e evitar o aparecimento de rugas e o aspecto ressecado.

De acordo com informações do site Healthline, um estudo publicado no PebMed identificou que mulheres que utilizaram suplementos contendo 2,5 a 5 gramas de colágeno por oito semanas apresentaram redução do ressecamento e um aumento significativo na elasticidade em comparação com aquelas que não tomaram o suplemento.

  • Ajuda a aliviar dores nas articulações

O colágeno também é um grande aliado da cartilagem, tecido gelatinoso que protege as articulações. Com a idade avançada, a produção da substância diminui no corpo, aumentando as chances de doenças degenerativas, como a osteoartrite.

O colágeno age aliviando as dores e reduzindo os sintomas das doenças nas juntas, proporcionando também mais qualidade de vida. Em um estudo disponibilizado pela NCBI, 73 atletas consumiram 10 gramas de colágeno diariamente por 24 semanas. A partir desse experimento, foi possível observar uma significativa diminuição nas dores articulares, tanto durante a prática de caminhadas quanto em repouso.

  • Pode impedir a perda óssea

Os ossos são compostos principalmente de colágeno, que, em quantidades saudáveis, confere estrutura e força. Sem ele, os ossos ficam fracos e com maior risco de fraturas, além de sujeitos a doenças como a osteoporose, condição em que os ossos se tornam frágeis e quebradiços.

  • Age na massa muscular

Algo entre 1% e 10% do tecido muscular é composto de colágeno. A proteína é responsável por manter os músculos sempre fortes, além de proporcionar o ganho de força e a redução da gordura.

De acordo com um estudo publicado na NCBI, especialistas comprovaram que a substância é benéfica para aumentar a massa muscular em pessoas com sarcopenia, condição natural e progressiva de perda de massa muscular, associada ao envelhecimento. Além de ser útil após os treinos, o colágeno promove a estimulação da creatina.

  • Promove a saúde do coração

Ainda de acordo com outro estudo publicado na NCBI, pesquisadores constataram que a ingestão de suplementos à base de colágeno pode ajudar a diminuir as chances de aparecimento de doenças relacionadas ao coração. Além disso, os especialistas concluíram que a baixa ingestão de colágeno está relacionada aos vasos sanguíneos frágeis — o que deixa o corpo exposto a diversas doenças.

Quando a produção do colágeno diminui?

A partir dos 25 anos é necessário começar os cuidados para minimizar o aparecimento de rugas e manchas na pele. Isso porque, nessa idade inicia-se a atividade de uma enzima que degrada as fibras de colágeno e a elastina, começando o processo de envelhecimento. Já após os 50 anos, o corpo perde em um ritmo maior essa proteína. É nessa fase que surgem rugas profundas, sulcos, flacidez e alteração no contorno da face.

Importante destacar que a quantidade de colágeno da pele pode ser afetada e acelerada por diversos fatores intrínsecos ou extrínsecos. É possível ter menos colágeno, por exemplo, ao fazer dietas restritivas e ingerir poucas fontes de proteína, como carnes brancas e vermelhas, ou por não estimular sua produção por meio do uso de dermocosméticos.

Hábitos como o consumo exagerado de açúcar,e exposição ao sol sem proteção e até mesmo o estresse podem acelerar a perda. Os principais sinais poderão ser percebidos nos cabelos, que ficam mais finos, na flacidez e perda de elasticidade da pele, no surgimento de rugas e linhas de expressão, no afinamento e desidratação da pele. Além disso, as unhas ficam mais fracas e podem aparecer estrias.

O tabagismo também é uma prática que deve ser evitada. Isso porque, quem tem o costume de fumar possui menos fibras colágenas na pele e ainda está mais suscetível ao envelhecimento precoce. Além disso, há diminuição dos níveis de vitamina C, o que gera radicais livres que destroem e impedem a formação de novas fibras de colágeno.

Onde se encontra Colágeno?

  • Carnes, ovos, peixes;
  • Feijão, brócolis e ervilha;
  • Cerejas, uvas, soja;
  • Aveia e leguminosas;
  • Vitamina C;
  • Frutas vermelhas

Quando suplementar o Colágeno?

O colágeno normalmente é indicado para pessoas com mais de 30 anos ou que tenham problemas nas articulações. Além disso, ele também é recomendado para pessoas que não conseguem consumir proteínas suficientes na dieta, o que pode acelerar a perda de firmeza da pele e trazer problemas articulares.

Ele também é recomendado para pessoas que fumam ou que passam muito tempo expostas ao sol, pois são fatores que envelhecem mais rapidamente a pele. Além disso, o colágeno ainda pode ser utilizado para favorecer a cicatrização de feridas e cirurgias, favorecendo a redução de cicatrizes.

Como tomar o Colágeno?

A quantidade recomendada de ingestão de colágeno é de 8 a 10 g por dia, que pode ser consumida juntamente com uma refeição, em qualquer horário do dia. O melhor tipo de colágeno é o hidrolisado pois ele é melhor absorvido no intestino. O pó de colágeno pode ser encontrado com ou sem sabor e pode ser diluído em água, sucos, sopas ou vitaminas.

Lembrando: Antes de consumir qualquer suplemento alimentar, procure seu nutricionista!

Você encontra Colágeno Hidrolisado em cápsulas e Colágeno Hidrolisado em pó e outros nutracêuticos em nossa loja virtual, compre sem sair de casa!

Comentários