fbpx

Blog

Depressão – prevenção e cuidados

Neste post, falaremos um pouco mais sobre a depressão. Você realmente sabe o que é a depressão? Sabia que existem formas de preveni-la? Considerando sua qualidade de vida, abaixo, daremos dicas de cuidados e de prevenção contra essa doença que tanto aflige o nosso tempo. Confira!

A depressão

A depressão já é comumente conhecida como o “mal do século”, devido aos seus índices epidemiológicos alarmantes registrados nas últimas décadas e que, segundo especialistas, tendem a aumentar. Ela é uma doença biológica e é tratada principalmente por meio do uso de medicamentos, associado, em alguns casos, a um tratamento psicoterapêutico. No entanto, esses medicamentos quase sempre possuem reações adversas, causando outros transtornos à vida e à saúde do paciente.

A depressão é tratada como um transtorno e é diagnosticada a partir da presença de determinados sintomas, como, por exemplo, alterações no sono, alterações no apetite, agitação, culpabilidade, tentativa de suicídio, humor deprimido, que se manifestam com uma determinada intensidade e frequência.

Geralmente, um dos primeiros sintomas que se consegue identificar no deprimido é o sentimento de tristeza. De acordo com especialistas, os sentimentos de tristeza e de alegria fazem parte da nossa vida. A tristeza é a resposta do homem a acontecimentos ruins, como a morte, os desapontamentos, as derrotas etc. No entanto, há que se prevenir para que esses sentimentos negativos não ultrapassem o limite da normalidade.

Cuidados e métodos de prevenção contra depressão

Devemos estar atentos às nossas emoções para que possamos identificar o aparecimento dos sintomas da depressão que prejudicam nossa saúde. Sendo assim, citaremos alguns cuidados a serem adotados ou situações de atenção, tanto para o indivíduo, quanto para os familiares e amigos, e alguns métodos de prevenção contra a depressão.

-Atenção para quem mora sozinho: Segundo estudos, há uma maior tendência de aparecimento de sintomas depressivos em pessoas que moram sozinhas. Isso porque essas pessoas ficam mais isoladas e não têm alguém próximo para analisar as mudanças de comportamento.

– Sentimento de tristeza: É necessário saber lidar com a tristeza. Precisamos entender que ela é algo inerente ao ser humano. Ela serve para que possamos retirar aprendizados que nos concederão maturidade. No entanto, não podemos nos afundar em tristezas e melancolias autodestrutivas.

– Reconhecer seus limites: para quem quer alcançar uma vida com saúde física e mental, é importante saber reconhecer e respeitar os próprios limites, pois ao ultrapassá-los você estará se colocando sob uma rotina de estresse. Então, não trabalhe demais, alimente-se bem, não durma menos do que o seu organismo precisa, respeite seus sentimentos.

– Exercícios físicos: Ao praticar exercícios, nosso organismo libera endorfina, um antidepressivo natural. Por isso, os exercícios físicos geram qualidade de vida e são extremamente benéficos para combater e prevenir a depressão.

– Produtos naturais que contenham L-Tryptophan: O L-Tryptophan é um aminoácido que se transforma em serotonina no nosso organismo. A serotonina, conhecida popularmente como substância do bem estar e da felicidade, auxilia no combate e prevenção da depressão porque age como um neurotransmissor. O L-Tryptophan ainda auxilia no controle da TPM, da compulsão alimentar, entre outros.

Aproveite sua visita ao nosso blog e tenha mais dicas sobre saúde. Temos certeza de que você vai gostar.

Comentários