fbpx

Blog

Confira: Os principais benefícios dos Ômegas 3, 6 e 9!

 

 

O que são os ômegas?

São substâncias  “do bem” e que devem ser consumidos como parte de uma dieta saudável. Gorduras insaturadas, formadas por ácidos graxos e popularmente conhecidas como “gorduras boas”. Os números 3,6 e 9 têm a ver com a composição química desses ácidos graxos. Os ômegas 3 e 6 são encontrados em alimentos, já o 9 o nosso corpo produz, sendo assim, para manter níveis adequados de ômegas 3, 6 e 9 e os seus benefícios para a saúde, a suplementação pode ser uma boa opção.

 

O que é um ácido graxo?

Os ácidos graxos são um tipo de gordura presente em diversos tipos de alimentos. Eles podem ser classificados como Saturado, Monoinsaturados e Poli-insaturados.

Saturados são os ácidos graxos presentes em carnes e laticínios. Seu consumo excessivo pode acarretar em problemas de circulação, como aumento do colesterol nos sangue. Os ácidos graxos monoinsaturados, por outro lado, se encontram principalmente nos vegetais e podem trazer alguns benefícios, como diminuir os riscos da hipertensão arterial.

Já os ácidos graxos poli-insaturados são chamados de essenciais, pois eles não podem ser produzidos diretamente pelo organismo, devendo ser obtidos através de fontes externas, isto é, da alimentação.

Ácidos graxos essenciais

Os ácidos graxos essenciais são muito importantes para o organismo, pois podem ser usados como energia pelas células do nosso organismo. Além disso, atuam como agentes coagulantes e, já que possuem ação antioxidante, ajudam a manter a elasticidade da pele e combater seu envelhecimento precoce.

Eles podem ser modificados dentro do organismo para produzir substâncias que controlam processos inflamatórios, o humor e para compor o tecido adiposo. Além disso, eles influenciam na sinalização celular e tem ação direta no DNA, ativando ou inibindo a transcrição de certos fatores.

 

Os benefícios dos Ômegas

Ômega 3: Existem alguns tipos dele :

Ácido docosahexaenoico (DHA): encontrado principalmente nos peixes de águas geladas, representa cerca de 8% do peso do cérebro e é extremamente importante para o desenvolvimento e função normal deste órgão. Estudos recentes relacionam o seu uso à melhora dos sintomas de depressão, Alzheimer e distúrbios de comportamento, como hiperatividade e déficit de atenção;

Ácido eicosapentaenoico (EPA): contido nos peixes, a principal função do EPA é produzir substâncias químicas chamadas eicosanoides, que ajudam a reduzir a inflamação no organismo, dessa forma, combatem diversos males que têm esse fator como desencadeante, como a obesidade, a artrite reumatoide e até algumas doenças cardiovasculares, além disso, equilibra os níveis de colesterol e de triglicérides no sangue, e também ajuda a reduzir os sintomas da depressão;

Ácido Alfa-Linolênico (ALA): gordura de fonte vegetal encontrada na linhaça, chia e oleaginosas (castanhas), além de algas (embora esta variedade possa ser convertida nos dois primeiros, estes são os mais indicados), pode ser convertido em EPA e DHA, e é usado pelo corpo principalmente como energia.

Ômega 6:  Identificados com as siglas AL e AA, estão presente nas gorduras vegetais como nozes ou amendoim. São muito importantes na diminuição da pressão arterial e do colesterol, contribuindo para aumentar o colesterol bom, que é o HDL. Além de tudo isso, melhora também a imunidade, ajuda no crescimento celular. Por isso, é muito importante para o desenvolvimento do cérebro, dos músculos e da pele.

Ômega 9: Presente em alimentos como azeite de oliva, óleos de castanha-de-caju, de amêndoa, de abacate e de amendoim, além das castanhas e nozes, é importante para a regulação da temperatura do corpo, produção de hormônios sexuais como o estrogênio e a progesterona, e contribui para o aumento da absorção de vitaminas A, D, E e K no corpo. É um tipo de gordura produzida no organismo (por isso não recebe a denominação de essencial) que só pode ser aproveitado pelo organismo com a ajuda dos ômegas 3 e 6.

 

                                    Alimentos ricos em Ômega 3, 6 e 9

Ômega 3 Ômega 6 Ômega 9
Truta Castanha de caju Sementes de girassol
Mexilhões Semente de uva Avelã
Sardinha Amendoim Macadâmia
Sementes de linhaça Óleo de papoila Óleo de soja
Óleo de fígado de bacalhau Óleo de milho Azeite
Nozes Nozes Óleo de abacate
Sementes de chia Óleo de algodão Amêndoa
Óleo de salmão Óleo de soja Nozes
Arenque Óleo de girassol Óleo de mostarda
Atum Sementes de girassol Abacate
Peixe branco Avelã

 

Quantidade recomendada

Organizações de saúde recomendam uma quantidade diária de 250 a 500 miligramas (mg) de EPA e DHA para adultos saudáveis diariamente. (1 à 4 cápsulas por dia).

 

 

 

Quando tomar

Os suplementos contendo ômega 3, 6 e 9 podem ser tomados por qualquer pessoa, no entanto, a dose de cada ômega depende das suas necessidades ou carências nutricionais, do tipo de alimentação que faz ou mesmo do tipo de doença em questão.

 

Efeitos adversos

Os principais efeitos adversos do consumo de ômegas 3, 6 e 9 podem acontecer devido ao consumo em excesso como: dor de cabeça, dor abdominal, enjoo, diarreia e aumento dos processos inflamatórios. Além disso, estes suplementos podem ter um sabor desagradável a peixe, podem provocar mau hálito, má digestão, enjoos, fezes soltas e erupção cutânea.

 

Contra indicação:

É contraindicado para pessoas alérgicas ao peixe (exceto o ômega 9) ,  pessoas com problemas de coagulação, como hemofilia, pois há risco de hemorragia já que o seu consumo pode acabar fazendo com que o sangue se torne mais fluido. Pessoas com próteses cardíacas também devem evitar o consumo. Gestantes devem ficar atentas às doses adequadas e recomendadas pelo médico, pois o excesso dessa substância no organismo pode trazer problemas para o desenvolvimento do feto durante a gravidez.

 

 

Lembrando: Antes de consumir qualquer suplemento alimentar, procure seu nutricionista!

Você encontra Ômegas e outros nutracêuticos em nossa loja virtual, compre sem sair de casa!

https://loja.macrophytus.com.br/

 

Comentários