fbpx

Blog

Cloreto de Magnésio PA: todo atleta deveria usar

O Cloreto de Magnésio PA é um mineral importantíssimo para diversas funções do organismo humano. Ele é essencial, por exemplo, para a manutenção da homeostase (capacidade de regulação das funções corpóreas) do corpo humano, para o metabolismo e para a manutenção e recuperação dos músculos.

No entanto, diversos estudos acadêmicos têm apontado uma crescente redução no consumo desse mineral. Isso tem acontecido principalmente pelo aumento do consumo de comidas industrializadas, que são pobres em Cloreto de Magnésio P.A. Essa redução é um risco para a manutenção do organismo, principalmente para atletas, já que eles sofrem um maior desgaste de energia e nutrientes devido às atividades físicas intensas.

Considerando isso, neste post, vamos falar por que devemos fazer uso do Cloreto de Magnésio P.A. e apresentar os benefícios deste composto químico para o nosso corpo. Mostraremos, ainda, quais os problemas acarretados por não se fazer uso dele. Então, continue a leitura para saber mais.

Por que atletas devem consumir Cloreto de Magnésio P.A.

Uma dieta balanceada e atividades físicas são ideais para se manter a saúde. No entanto, a prática de exercícios constante, principalmente de nível intenso, pode gerar lesões, fadiga crônica e até mesmo doenças. Isso se deve principalmente pela toxidade dos radicais livres, que são aumentados por meio da prática de atividades físicas constantes, de acordo com estudos.

Assim, quando, no nosso organismo, existe uma ação maior dos radicais livres do que dos antioxidantes, acontecem perdas de proteínas e alteração nas funções celulares. Isso pode gerar câncer, doenças cardiovasculares e neurodegenerativas, e acentuação do processo de envelhecimento.

Uma forma de reduzir isso é por meio de uma dieta rica em substâncias essenciais, como o Cloreto de Magnésio P.A, que diminuirão o estresse oxidativo. O magnésio também cria um equilíbrio entre a produção de radicais livres e as defesas antioxidantes do nosso corpo.

Benefícios do Cloreto de Magnésio P.A.

O Cloreto de Magnésio está muito presente no corpo humano. De 21 gramas a 28 gramas dele concentram-se nos ossos. O restante distribui-se pela musculatura e os tecidos moles. Há também uma concentração de Magnésio no cérebro, coração, rins, fígado e intestino.

Atletas apresentam uma grande tendência a perder magnésio pela urina ou pelo suor, principalmente durante os treinamentos mais intensos; por iss,o a necessidade de eles não descuidarem da ingestão do mineral. Além disso, muitos estudos observaram que a suplementação por meio de magnésio melhora a função celular dos atletas.

Outros benefícios do Cloreto de Magnésio P.A. podem ser citados. Veja abaixo uma lista:

– auxilia na prevenção do infarto;

– previne contra artrite e a osteoporose, evitando que o ácido úrico se deposite nas articulações;

– coadjuvante na fixação de cálcio nos ossos;

– auxilia na regulação da função intestinal;

– atua no bom funcionamento do sistema nervoso;

– auxilia na contração muscular, sendo um ótimo suplemento para atletas;

– regulariza a pressão arterial;

– auxilia na redução de cálculos renais;

– melhora a qualidade de ossos e de dentes;

– diminui o cansaço crônico;

– diminui enxaquecas;

– melhora as funções renais;

– melhora o sistema nervoso;

– melhora as funções cerebrais.

Malefícios da ausência de Cloreto de Magnésio P.A. no organismo

Como dissemos anteriormente, o Magnésio é ideal para o funcionamento do nosso organismo. Dessa forma, a sua ausência prejudica diversas funções metabólicas. Estima-se que mais de 67% da população não possua a taxa necessária desse mineral no organismo. Isso pode causar muitos efeitos negativos.

Para atletas, o consumo de magnésio deve ser ainda mais acentuado, pois a deficiência dele pode gerar problemas como distúrbios no intestino e perda excessiva de tecido corporal, fluídos, eletrólitos, hiperexcitabilidade muscular e convulsões.

Confira abaixo alguns sinais que indicam que falta Magnésio em seu corpo.

1 – Cansaço excessivo ou crônico

2 – Espasmos e Cãibras

3 – Arritmia Cardíaca

4 – Problemas nos ossos e dentes

5 – Constipação

6 – Problemas envolvendo o sistema nervoso

7 – Dor de cabeça

Lembre-se: esses são apenas alguns dos problemas que envolvem a ausência do Cloreto de Magnésio P.A. em nosso organismo, já que esse mineral está presente nas funções e na composição de praticamente todo o nosso corpo. Assim, se você sente alguns desses sintomas de maneira demasiada é indicado que procure um médico para que sejam feitos exames clínicos e diagnosticadas as causas.

Onde encontrar o Cloreto de Magnésio PA

O Magnésio pode ser encontrado em diversos alimentos e também por meio de cápsulas. São alimentos nos quais o mineral está represente:

– Grãos e derivados e sementes como nozes, amêndoas, cereais, castanhas, feijão, granola, aveia, gérmen de trigo, aveia, girassol, gergelim.

– Frutas como o abacate, a banana, a uva.

– Verduras como a beterraba, o espinafre, a couve, o quiabo, a batata.

– Outros alimentos como leite, alguns peixes marinhos, soja, grão de bico.

Cloreto de Magnésio P.A. em cápsulas

As cápsulas de Cloreto de Magnésio P.A. são uma forma prática, simples e natural de se ingerir magnésio diariamente. A recomendação é que sejam ingeridas duas cápsulas por dia. Isso trará ao ser organismo todos os benefícios de que um atleta precisa para se recuperar do estresse causado ao organismo pelo excesso de produção de radicais livres.

Como se pode notar, a ausência de Cloreto de Magnésio P.A. no organismo humano, e principalmente em atletas, pode ocasionar diversos problemas para a saúde. No entanto, com medidas simples, como a ingestão diária de cápsulas deste mineral, esses problemas podem ser resolvidos ou pelo menos minimizados.

Vale ressaltar aqui que é sempre aconselhável a consulta a um médico, principalmente se você sente de forma intensa alguns dos aspectos anteriormente apontados como decorrentes da ausência do Magnésio em seu organismo, afinal este é apenas um artigo informativo.

Se você curte dicas sobre saúde, continue navegando no nosso blog e nas nossas redes sociais. Temos muitos artigos que podem te interessar, como, por exemplo, dicas para combater a osteoporose. Confira agora!

 

Comentários