fbpx

Blog

Cinco dicas para prevenir a osteoporose

Você conhece quais são os sintomas da osteoporose e como você pode prevenir esse problema? Saiba que existem cuidados que podem ser adotados para a prevenção dessa doença. Continue lendo este post e saiba cinco dicas para prevenir a osteoporose. Confira!

O que é a osteoporose e quais são os sintomas

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a osteoporose é definida como sinônimo de Densidade Mineral Óssea diminuída (DMO). Ou seja, ela é a perda acelerada da massa óssea. Conforme pesquisas divulgadas pela Fundação Internacional de Osteoporose (IOF), em média 10 milhões de pessoas no Brasil têm osteoporose. No entanto, a maioria nem tem consciência disso. A maior incidência da doença é em mulheres.

A perda da massa óssea tem como principais sintomas: fraturas nos ossos e quedas, dor crônica, deformidades, perda da qualidade de vida, desenvolvimento de doenças, encolhimento e fraturas nas vértebras.

Dica 1: Alimentação

Já é comum ouvirmos, não somente de médicos, que somos aquilo que comemos. E isso não é à toa, pois um dos principais cuidados que devemos adotar, quando falamos da nossa saúde e da prevenção de doenças, é com a alimentação. Para quem procura prevenir a osteoporose o indicado é uma dieta balanceada e rica em cálcio e vitamina D. O cálcio pode ser encontrado nos vegetais folhosos verde-escuro, ameixa seca, ovos, leite e derivados; e a vitamina D pode ser encontrada no ovo, no salmão e outros peixes, nos cogumelos, no fígado de boi etc.

Dica 2: Exercícios

Praticar atividades físicas faz bem não só para o corpo, mas também para a alma. A prática de exercícios, como, por exemplo, a caminhada, faz parte dos cuidados para prevenir osteoporose, pois permite o alcance do pico de massa óssea, estimula a formação óssea e previne a reabsorção (etapa da produção e renovação dos ossos no nosso organismo).

Dica 3: Diatrax-T

Existem formas naturais de suprir as carências do seu organismo, uma delas é por meio de produtos nutracêuticos, como o Diatrax-T. Esse

nutracêutico é produzido por meio da Maca peruana, um vegetal, nativo da região andina do Peru, que contém vitaminas e minerais, entre outros. A Maca é utilizada tradicionalmente como suplemento nutricional energético, mas possui muitos outros benefícios, como, por exemplo, para o tratamento da osteoporose, pois é rica em cálcio e zinco.

Dica 4: Sol

Uma exposição regular ao sol é essencial para prevenir a osteoporose. Os raios solares são necessários para a produção e fixação da vitamina D no nosso organismo. E a vitamina D é crucial para manutenção de um esqueleto saudável.

Dica 5: Consulte um especialista

Se você já sente de maneira muito agressiva os sintomas que citamos acima, é indicado a consulta de um médico especializado para que sejam feitos exames, diagnóstico e acompanhamento completo.

Neste post, apresentamos os principais sintomas da osteoporose e os cuidados a serem adotados para prevenção dessa doença. Mas se você quer saber mais sobre dicas de saúde, que tal continuar recebendo nosso conteúdo?

Então siga as nossas redes sociais? Estamos no Facebook, Twitter, G+, Vimeo e Linkedin.

Comentários