fbpx

Blog

Aumentar a produção e reduzir os custos

Um momento importante para empresas de qualquer setor é aquele em que ela decide expandir os seus horizontes por meio do aumento de produção. Em geral, as expansões exigem investimentos. E nisso se estabelece a dificuldade para a maior parte das empresas: como crescer para aumentar o lucro e ao mesmo tempo reduzir as despesas, ou como posso aumentar a produção sem despesas grandiosas? Se você procura alternativas para questões como essas, continue a leitura deste post, porque nele falaremos sobre como aumentar a produção e reduzir custos.

1 – Terceirização da produção

Na terceirização da produção, ou private label, a empresa adquire um produto já finalizado, no qual pode colocar o seu próprio nome, processo também conhecido como “Marca Própria” (saiba mais sobre aqui: Marca Própria).

Com a terceirização da produção, sua empresa poderá ter produtos de ponta, mas sem necessitar investir em aumento de mão de obra ou no parque fabril. Além disso, o private label reduz os níveis hierárquicos da empresa, gerando agilidade nas tomadas de decisão. Todas essas vantagens permitem aumentar o lucro e reduzir despesas.

Pontos positivos – a terceirização permite: reduzir os níveis hierárquicos; aumentar a produção; gerar economia; possibilidade de realocação dos gastos que seriam dispensados, por exemplo, no aumento do parque fabril; possibilidade de a empresa se concentrar no processo de comercialização, ao invés de dedicar tempo à produção.

Pontos negativos – o ponto negativo desse processo está na hora de contratar a empresa terceirizada. Deve-se ter atenção no momento da escolha. Verifique se a empresa é licenciada, se possui equipamentos de ponta e se ela acompanha as inovações do mercado.

2 – Investimento no parque fabril

Investir em novas tecnologias para o parque fabril da empresa é sempre certeza de aumento de produção de forma eficaz. A empresa pode investir e novos equipamentos e ajustá-los para se adequarem as plantas industriais.

Pontos positivos: O principal ponto positivo é que novas tecnologias são sinônimo também de inovação e, consequentemente, de novos produtos, criando mais um diferencial para a empresa; também permite aumentar a produção de maneira eficaz, reduzir custos com mão de obra.

Pontos negativos: O maior ponto negativo desse tipo de investimento é o alto valor que será dispensado. Isso muitas vezes torna inviável até mesmo cogitar o assunto. Outro aspecto é um longo planejamento exigido.

3 – Criação de mais turnos de serviço

Um grande problema para as indústrias é o tempo improdutivo dos seus maquinários. Uma solução para isso é uma reformulação da logística dos setores de produção. Isso parte primeiramente da avaliação das escalas de serviço dos trabalhadores. Mas deve-se levar em consideração o desgaste físico dos trabalhadores. Lembre-se que é necessário crescer, mas sem desgastar a base da empresa, pois estudos demonstram que funcionários satisfeitos trabalham com mais dedicação. Para tanto, pode-se criar uma dinamização das escalas, de forma que a qualidade do serviço seja acentuada.

Pontos positivos –  Aumento da produtividade e da qualidade da mão de obra; com o reajuste adequado, não haverá necessidade de se aumentar o quadro de funcionários; redução de gastos com novos maquinários.

Pontos negativos: Dependendo da maneira que os novos turnos forem criados e reajustados, pode-se gerar pagamento de hora extra.

Neste post analisamos algumas possibilidades para aumentar a produção de uma empresa. Como se pode perceber, algumas possibilidades exigem um investimento maior, apesar de darem bons resultados. No entanto, para uma aplicação eficaz de qualquer uma dessas técnicas, é necessário que cada gestor analise as características e individualidades da sua fábrica.

Quer saber mais sobre produção? Visite outros artigos do nosso blog! O artigo sobre como aumentar o faturamento da empresa poderá ser do seu interesse.

Comentários